domingo, 23 de outubro de 2011

ROTEIRO DE VISITAS

Durante a vida que passa, vão mundando nosso roteiro de visitas. Uns se vão pela morte, outros por mudanças de cidade e por tantos outros motivos, vão mudando nossos amigos e visitas. Lembro-me de passar na casa de meus pais para vê-los aos domingos, e um dia de 1992, meu pai se foi. Lembro também de todo final de semana passar na casa de minha vó para visitá-la, mas tambem em um dia de 2005, ela se foi. Assim também aconteceu com meus compadres Zuza e Marizete. O primeiro se foi por um AVC e tempos depois ela se foi por um CA. E os amigos vão. O Donizete, amigo na adolescencia na Igreja, foi para Uberlândia-MG. O Jairo, o Wagner agora estão em outra turma. Uns sumiram, outros morreram e outros mudaram e assim a cada dia muda o meu roteiro de visitas.

terça-feira, 21 de junho de 2011

POVO DE ITUMBIARA, APAIXONADO POR FUTEBOL

Acompanho o time do Itumbiara desde a decada de 70, nos jogos que eram realizados no Estadio Paranaíba até o ano de 1975 e tambem no estadio JK a partir do ano de 1976. Sempre vi um povo apaixonado por futebol. Foram tantos anos sem titulo, mas a paixao sempre foi a mesma, até chegar o titulo de campeao goiano no ano de 2008. Hoje, a equipe conta com boa estrutura, graças a convenios com o municipio de Itumbiara e sempre tem desde o ano de 2007, o maior publico de futebol goiano e uma média, que tambem é uma das maiores do pais. Contrataçao de bons jogadores e promoçoes que possibilitam a gratuidade dos ingressos, são fatores que fazem do futebol em Itumbiara um caso especial de amor. Até quando vai durar este relacionamento, não é possível prever, mas temos certeza que hoje o futebol faz parte da vida de quem nasce e vive em Itumbiara.

terça-feira, 7 de junho de 2011

GASTANDO TEMPO DA VIDA

Fico imaginando como gastaria o tempo se Deus nos desse um cartão de crédito do tempo a ser utilizado. Se tivesse um minuto, usaria batendo um penalti numa partida de futebol. Se fosse um mes, ia tirar férias nas praias do nordeste. Se fosse um ano ia assistir todos os jogos do flamengo até ele ser heptacampeao. Com dois anos, acompanharia o Itumbiara sendo bi-campeao goiano. Com três, faria um mestrado de Direito. Com quatro formaria os dois filhos mais velhos e com cinco assinaria um contrato do filho mais novo com um time profissional. Com seis anos, faria um doutorado e iria dar aula em uma faculdade. Com sete anos, iria governar Cuba e no oitavo ano tiraria férias. E voce o que faria?

terça-feira, 19 de abril de 2011

OS BONS MENSAGEIROS DE DEUS

Geralmente os Padres da Igreja Católica Apostólica Romana passa um certo período em uma paróquia e são transferidos para outras pelo chefe da Diocese, que é o Bispo. Quando o pároco vai ficando mais tempo e adquirindo um vínculo mais próximo com seus fiéis, torna-se dramática as mudanças. É o que vem ocorrendo em Goiânia, com a transferëncia do Padre Luiz. Este fato me trouxe a lembrança dos vários anos frequentando os templos católicos. Ouvi sermões de vários Padres e alguns, realmente transmitem com mais facilidade o que Deus quer nos falar. Eles vão nos conquistando e não queremos ficar longe deles. Quando chega a hora do bispo mudar, reclamamos, fazemos movimento, mas quando nada adianta, é melhor acostumar com o sucessor, mesmo que ele não transmita ao nosso gosto a mensagem de Deus.
Ainda continuo mudando de paroquias, seguindo Padres que falam para meu coraçao (ou que mexem com minha cabeça). Alguns simplesmente repetem o que está nos folhetos ou na Biblia e não conseguem mexer com nossos sentimentos e pensamentos. Mesmo que todos são mensageiros de Deus, há alguns que falam como o próprio Deus diretamente com seus filhos. Como Diria um pensador famoso, estes são os imprescindíveis. Os outros, são apenas esforçados mensageiros. Estes a gente nem nota quando deixa nossas paróquias.

terça-feira, 12 de abril de 2011

UM MUNDO NOVO A CADA DÉCADA

Comecei a entender o mundo a partir dos anos 70, apesas de ter nascido na quase metade do início do golpe militar. A ARENA mandava no meu mundo e os militares ditavam as regras. Eram tempos que o aluno podia levar castigo da professora e até ajoelhar sobre graos de milho. Havia poucos loucos e a TV passava os jogos de futebol em preto e branco. Na década de 80 a seleçao de futebol voltou a mostrar um futebol bonito e tudo era inflação. Vieram os empregos e os militares se foram. Fomos apredendo a escolher, apesar de sermos enganados pelo PMDB, pelo Collor, até chegar no FHC. Os computadores passaram a fazer parte da vida de muitos na década de 90 e a gente ia apredendo a votar, até fazer o Lula ganhar e na mudança do século nada foi como antes. A Internet chegou de vez, as pessoas sumiram do real e tudo passou a ser virtual. Dinheiro, amizade e até amor. As coisas foram chegando aos montes numa velocidade de ano Luz. Prá onde vamos nesta pressa e com tantas invençoes, com todo conhecimento oferecido no google ainda não é possível saber. Pelo menos por enquanto.

domingo, 10 de abril de 2011

OS MELHORES E PIORES ANOS DE NOSSAS VIDAS

Caso houvesse a possibilidade de se ter algum controle sobre os anos de nossas vidas, certamente prolongaríamos alguns, encurtaríamos outros e alguns seriam excluídos. Certamente os da infância e adolescência estariam entre os maiores de nossa vida e após este período reularíamos mais antes de chegar a velhice. Prolongaríamos tanto, que acho que não nos tornaríamos velhos, mas correríamos sério risco de morrermos novos. Melhor mesmo é viver bem todos os anos, fazendo de nossas vidas todos os dias, os melhores anos de nossa vida, mesmo aqueles que parecem não estar bons.

terça-feira, 22 de março de 2011

O QUE SER QUANDO CRESCER

Uns querem ser jogador de futebol, outros cantores, alguns médicos, advogados, engenheiros, administradores e tantas outras artes e profissões mais. Todos querem um bom emprego, mas o fato de querer não leva a certeza de que tudo vai acontecer como a gente imagina. Talvez quem queira ser um jogador de futebol, torne-se um administrador de empresas e o cantor seja universitário, mas não o sertanejo. Alguns poderão conseguir o que queriam mas no final descobrir que o que queriam não os levam a lugar nenhum. De tanto querer, muitos chegarão a lugares que nunca imaginaram que chegassem. O Segredo de tudo é sempre estar feliz no lugar em que estiver, agradecido por tudo que alcançar e fazer o melhor onde estiver. Fazendo isso, o sucesso é simplesmente consequência. Afinal, talvez não chegares onde desejavamos chegar, mas é possível ser plenamente realizado se dermos o devido valor ao lugar que chegamos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

CLUBE OPERARIO DE FUTEBOL NA COPA ITUMBIARA


CLUBE OPERARIO INICIAL DISPUTA DA COPA ITUMBIARA
1 - Renato 2 - Thiago 3 - Ademarcio 4 - Advan 5 - Elviro 6 - Denilson 7 - Rochinha 8 - Danilo 9 - Reinaldinho 10 - Jorginho 11 - Arthur 12 - Fernando 13 - Patrese 14 - Jean Paredão 15 - Walex 16 - Flavio 17 - Rempel 18 - Formigão 19 - Juninho 20 - Vinicius 21 - Joao Antonio 22 - Yuri Ian 23 - Paulo Dama
Titulos: 2009 Campeão terceira divisao Itumbiara 2010 - Campeão segunda divisão Itumbiara - 2010 - Campeão nove soçaite Itumbiara - 2010 - Campeão Copa Araporã 2011 - Vice campeão Copa Cachoeira Dourada

segunda-feira, 14 de março de 2011

COISAS DA VIDA

Um senhor, pai de tres filhos está em um ponto da rodovia Tupaciguara-Uberlândia pedindo carona. Sua Historia: Trabalhava numa fazenda, sua mulher lhe abandou em uma cidade goiana e levou seus tres filhos para junto dos sem-terras em Descalvado-SP. Sem dinheiro está na busca de seus filhos de 04, 06 e 08 anos. Pegou várias declarações que é bom sujeito em Nazário-GO e espera que a justiça da cidade Paulista lhe permita trazer os filhos de volta. Não tem dinheiro pra ir, nem pra voltar, mas trabalhando em uma fazenda espera ter os filhos em casa e tratá-los. A vida segue e não sei se ele conseguiu atingir seus objetivos.
E a gente pensa que os problemas grandes são nossos. Coisas da vida.

quinta-feira, 3 de março de 2011

O DIA EM QUE OS RADICAIS PERDERAM O RUMO

Desde os tempos em que o Brasil foi Colônia, passando pelo dominio dos Coronéis, dos ditadores e Militares, sempre os radicais tinha uma causa para se indignarem. Quando o País ficou livre e faz poucos anos, em que as cidades abriram as porteiras e o voto passou a ser um direito da maioria, acabaram os discuros dos radicais. Agora ser contra o que? O País é livre, a gente escolhe quem quiser para ser nossos dirigentes, então ser contra o que? Talvez se sentindo melhor do que os outros, a quem julgam sempre estar errados, mas que nao podem fazer do jeito que acham certo, já que através de discursos radicais, poucos chegar a algum lugar. Os tempos são de diálogo, de caminhar e achar soluçao juntos, até porque as idéias dos radicais não são as melhores, porque se fosse, num País em que o povo é livre, até para errar, os radicais teriam alguma chance. Por enquanto a unica coisa que conseguem e serem radicais, contra tudo e contra todos.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PRA ONDE CAMINHA NOSSOS JOVENS

Até poucos anos atrás, o trabalha chegava cedo para nossos adolescentes. Dos mais variados tipos, tais como ligados a lavoura do algodao, do arroz, do milho e até da soja. Nas construçoes como serventes, nas oficinas como ajudantes, nas lojas como vendendores e por ai, ia. Hoje, quase não se vê adolescentes iniciando cedo no mercado do trabalho, pois têm mais chace de estudar, embora nem sempre façam desta atividade algo de útil para suas vidas. Minha reflexao vale para a maioria pobre, já que aqueles da classe media acima, vao fazer um curso superior em uma boa faculdade e escolher onde e o que vai fazer, ja que para quem tem boa qualificaçao, nunca faltou trabalho. Mas para o adolescente pobre, a coisa é complicada. Vai chegar tarde e sem boa qualificaçao ao mercado de trabalho, com poucas exceçoes e no máximo que conseguem é o sub-emprego. Ai vem a frustaçao e a fuga para a droga, a bebida, o cigarro e tantos outros males que levam muito cedo nossos jovens deste mundo. A Droga virou uma ameaça letal para o jovem pobre, pois conseguiram reduzi-la a R$ 1,99 e com pronta entrega em qualquer lugar e a qualquer hora. E assim nossos jovens vão morrendo, fruto de um país pobre que não sabe como cuidar de seu futuro. Não sei se nosso pais, nossa cidade cresceu para cuidar melhor dos nossos jovens. As vezes fico preocupado e não sei se há esperança. Sempe disseram que a educaçao é a soluçao para este problema, mas nem sempre ela chega antes da droga. Nào sei para onde caminha nossos pobres jovens.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O DIA EM QUE O HOMEM MUDOU O TEMPO

Na minha teoria dos dois tempos, um que já passou e outro que estou vivendo, sempre defendi que era pura invençao do homem, e como tal poderia ser mudado quando esse mesmo homem quizesse. E foi exatamente o que ocorreu a 0 hora do dia 20 de fevereiro. É bom ressaltar que noçao de hora, semana, mes, estaçao do ano é tudo tambem criaçao humana. O Divino criou um só tempo, o eterno, que todo homem quer mas não sabe se terá. Devido a esta invençao, o homem chora de saudade de um tempo que já passou, fica estressado com o tempo que tá passando e toma remedio pela ansiedade de um tempo que não sabe se terá. Se ouvisse o Divino, nada temeria, porque viveria so o presente, como se fosse o eterno. Mas como o homem tá sempre inventando e assim criou segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, estaçoes e anos com tempo de validade, vai testando a porcentagem que consegue viver. A Cada ano diminui uma hora no começo e aumenta uma quase no final, só pra mostrar que tem poder sobre o tempo aqui neste planeta. Enquanto isso o Divino criou o agora, pode a qualquer hora tirar o tempo que o homem acha que tem.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

RESUMO DO NOVO LIVRO

Depois de pronto, os capitulos 1 - A Freguesia de Santa Rita - Poder Religioso - Capitulo II - Santa Rita Emancipada - Poder do Coronéis - Capitulo 3 - Santa Rita de Ludovico e Vargas - O poder dos Interventores - Capitulo IV - Itumbiara do Campo e da Cidade - O poder da UDN e do PSD, chego ao quinto capitulo para falar do jogo do poder em Itumbiara apos o golpe militar com a disputa da ARENA e do MDB e finalmente completar a obra com Itumbiara de Todos os Partidos e o poder do Voto. Na parte concluida hoje, foi interessante ouvir o relato de Joao Pereira de Almeida, fiscal do Estado e filho do presidente da Camara em 1955, que conta sobre o episodio dos Botinas Amarelas, o Poder dos Cartorios e os bastidores da politica entre 1950 e 1970. Já tinha ouvido a posiçao de Elerrui Borges, que foi auxiliar de Sebastiao Xavier, lider do PSD e que elegeu seu filho Sebastiao Xavier Junior em 1965. Com grandes revelaçoes ouvi tambem Orestes Borges Guimaraes Filho, que relatou a atua;ao do Pai que foi prefeito e que tambem elegeu se irmao Aredio Borges Guimaraes. Enfim, quase duas decadas de disputa entre UDN representando o campo e PSD representando a cidade no jogo do poder em Itumbiara.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

ITUMBIARA, A SÉTIMA ECONOMIA DE GOIAS

ADMINISTRAÇAO PUBLICA MODERNA
ILUMINAÇAO PUBLICA, SANEAMENTO BÁSICO, PAVIMENTAÇAO, HABITAÇAO E EDUCAÇAO

AVANÇO NA ATIVIDADE INDUSTRIAL – INSTALAÇAODE INDUSTRIA DA BIOENERGIA – PROCESSADORAS DE SOJA, ALGODAO E MILHO
SEMENTE E LEITE – BENEFICIAMENTO DO COURO – FERTILIZANTES

ENTRE OS MAIORES EXPORTADORES DO ESTADO (PRIMEIRO EM 2008 – TERCEIRO EM 2009 E 2010)
92.942 HABITANTES (89000 zona urbana – 3942 zona rural)
68743 eleitores


A Cidade de Itumbiara, a maior cidade do sul goiano, volta a ocupar o lugar de sétima economia de Goias, graças a existência de um Parque Industrial diversificado que vai do processamento da soja, do algodão e do milho, ao beneficiamento de sementes e do couro, até a industrializaçao do leite e produçao de fertilizantes, e mais recentemente com a chegada de grandes indústrias ligadas a produçao da bionergia, produzindo etanol e açucar.
O Município destaca-se pela competitividade na atração de empreendimentos empresariais, graças a qualidade de vida proporcionada aos seus cidadãos, inovação tecnológica e capacitação de Mao de obra, ocasionada pela existência de um grande número de faculdades como o IFET, ULBRA, UEG, UNOPAR e UNIFASC, além de contar com unidades como SESC e SENAI.
A Administração Pública também é fator de destaque por proporcionar um grande programa de modernização de todo o Parque de Iluminação Pública, universalizar o saneamento básico e pavimentar praticamente todas as ruas do município, além de implantar o maior programa de habitação popular com quase 3 mil unidades nos últimos cinco anos.


POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO
O Município se destaca pela excelente posição na rota de desenvolvimento por possuir rodovias rederais bem conservadas, como a BR 153 totalmente duplicada até Brasília e em processo adiantado até o triangulo mineiro, além da BR 452, totalmente recuperada até Rio Verde, por onde escoa grande parte da produção agrícola da região.
O Município está preparado para receber bases de distribuição de álcool e um dos pontos do Alcooduto, que ligará Senador Canedo-GO a São Sebastião em São Paulo, com extensão de 1.171 km.
O município também vai estar ligado a malha ferroviária através da Rodovia Norte Sul até Santa Helena de Goiás.
O Transporte através de Hidrovias também já está em discussão, com projetos que possibilitem a navegação até a cidade de São Simão, ligando a Hidrovia Paranaíba- Tietê.


GRANDES EMPRESAS – AGROINDUSTRIA
No parque industrial do município, destaca-se o grupo CARAMURU ALIMENTOS, que emprega mais de 2350 colaboradores de forma direta e tem faturamento anual superior a R$ 2,2 bilhões. É a principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e cânola. Suas atividades concentram-se na industrialização de grãos, extração e refino de óleos, exportação de grãos, óleo, farelo, lecitina e produção do biodiesel. Destacam-se ainda na área, as empresas DU PONT na área de produção de sementes, a AVIPAL NORDESTE do grupo Perdigão na área de laticínios e MAEDA e CARGIL AGRICOLA que estão na área de processamento do caroço de algodão. JBS no beneficiamento do Couro e CNAA na produção da bioenergia, produzindo etanol, açúcar e gerando energia.


QUALIDADE DE VIDA
Segundo a SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás, Itumbiara é a quinta cidade do Estado mais competitiva, destacando-se principalmente no item qualidade de vida, devido a quase universalização dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, que deve alcançar 100% do município no próximo ano, com investimento previstos de mais de R$ 70 milhoes. O município possui baixo índice de violência, um dos menores índices de mortalidade infantil e bem servida com leitos hospitalares.
Com a recente inauguração da nova Avenida Beira Rio, o município tornou-se também uma das referências em turismo em sua área urbana, e que já atrai grande número de visitantes pela beleza do lago da represa do Rio Paranaíba – Formado pela Usina de Furnas, atividades de pesca e pratica de esportes e lazer.
Para incremento do Turismo está sendo construído um grande Píer, um Lago e na Avenida Beira Rio está sendo concluído um Farol.


INFRA-ESTRUTURA TECNOLOGICA
O Município é um dos mais competitivos do estado, devido ser bem servido com Escolas de Ensino Superior, contando com a UEG – Universidade Estadual de Goiás, que oferece os cursos de Economia e História e que após a inauguração de sua nova sede que está sendo construída, com investimentos superior a R$ 6 milhoes, deverão ser oferecidos mais 4 cursos; Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. O Instituto Luterano, oferece também um grande numero de cursos, com destaque para agronomia, Administração, Direito, Psicologia, Contabilidade e Educação Física. O IFG, Instituto Federal de Educação de Goiás, teve seu campus recentemente inaugurado no município oferecendo cursos superiores e técnicos. O município conta ainda com a UNOPAR e UNIFASC, oferecendo cursos superiores. Graças a outras escolas como a do SENAC e SENAI, coloca o município como destaque na formação técnica, superior e capacitação de mão de obra.

PRODUÇAO AGROPECUÁRIA
Segundo dados da SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Goiás, em 2009, o município de Itumbiara possuía cerca de 158.417 cabeças em seu rebanho bovino e 18.000 suinos.
Na produção agrícola, o município produziu em 2009 cerca de 151.316 toneladas, tendo a soja a produção de 93080toneladas numa área de colheita de 35.800 há, seguida pelo milho com 41.050 toneladas numa área de 6.600 há. Foram produzidos ainda em 2009 4.030 toneladas de algodão herbáceo e 1.470 toneladas de arroz de sequeiro. Nos últimos cinco anos, a plantação de cana-de-açucar teve um grande incremento na área plantada e produção, atingindo em 2009 a área plantada de 22.300 há e produção de 1.835.000 toneladas.



Área: 2.461.280 km2

I – Números

SETIMO PIB DO ESTADO
PIB: 2.047.096,69 (2008 R$ mil)
Renda per capita: :R$ 22.289,09 (R$ mil – 2008)

Arrecadação de ICMS: R$ 113.164 (R$ mil) - 2009


Fonte: SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Goiás

Orçamento do Município para 2011 R$ 194 milhões
Receitas do município em 2010 R$ 160 milhões

22.608 alunos matriculados (2010)
38mil contribuintes do IPTU
13174 TERRENOS
24 MIL imóveis construídos


Fonte: Secretaria Municipal de Finanças

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

COMO SE DAR BEM NA VIDA LICITAMENTE

Comece a estudar bem cedo e nao pare mais. Na primeira chance de ter um emprego, agarre-0 e so o deixe por outro melhor. Nao se compare com os outros, mas seja o referencial da turma. Seja o que chega cedo, o que conhece o que faz e gosta do que esta fazendo. Pratique a arte de bem relacionar e lidere pela acao. Nao precisa fazer propaganda do que faz para o chefe, por mais ruim que ele seja, vai reconhecer sua competencia. Seja o melhor naquilo que faz, se precisa de muito suor, de o que tenha, sempre vale a pena. Levantar cedo, relacionar bem, gostar do que faz sao algumas das receitas para a realizacao profissional e pessoal. Talvez vc nao consiga estar entre os que tem muito por aqui, mas fara parte das pessoas realizadas, que todo dia dormem como anjos, levantam como atletas, vivem como criancas, e quando morrem, sao os prediletos de Deus. Bom sono pra todos.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

QUEM FAZ O DESTINO

Se o destino é a gente que faz, acho que o meu sempre seguiu a deriva. E foi muito bom, porque os ventos que me trouxeram até aqui, me levaram para os melhores caminhos. Uns dizem que escohemos os caminhos que queremos seguir, embora os caminhos que escolhemos as vezes nao chegamos a trilhar. Acredito numa força superiora que está sempre a escolher o melhor prá nos. Fazemos escolhas e nao conseguimos alcançar o que escolhemos. Amaldiçoamos, choramos, reclamamos, porque queremos as coisas no exato momento em que escolhemos. Comigo as coisas nunca foram como escolhi e sempre foram melhores do que escolhi. Amizade com Deus? Filho querido de Deus?. Acho que não, é porque o mundo que Deus no Deu tem muita coisa boa e as coisas ruins só acontecem, quando insistimos e fazer valer somente nossa vontade. Que tal deixar a vida nos levar, como diria Zeca Pagodinho. Talvez seja o segredo de se dar bem na vida. é assim que as águas dos córregos correm para os Rios, dos Rios para o Mar e tudo volta ao seu primitivo lugar, numa sifonia que so altera quando o homem tentar mudar os caminhos que levam as aguas.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A VELOCIDADE DA VIDA

Houve um tempo em que o homem era feliz e tinha tempo para tudo. As coisas que ocorrem hoje em pouco mais de duas horas, só era possivel fazer com pelo menos tres meses. O Contato com a natureza era constante, pois haviam poucos homens e muita natureza para contemplar. O Homem foi descobrindo tanta coisa e fazendo com que a vida tornasse cada vez mais veloz, com um progresso notavel nos ultimos cem anos. O que gastava tres meses a cavalo, passou a ser feito por alguns dias atraves dos primeiros automoveis, até que chegou o aviao e tudo passou a ser feito em horas, com a internet as coisas acontecem on-line. Finalmente chegou os finais do tempo, pois tudo é tao rapido, que nao ha nada mais a fazer, não há nada mais a contemplar. Nem a natureza consegue suportar a velocidade que o homem imprimiu neste planeta e tudo esta virando de perna pro ar. Ja nao da para olhar para o ceu e dizer que vai chover, pois de repente o diluvio que tinha acontecido so uma vez, agora pode ocorrer quase que diariamente. O Mar está quase sempre revoltoso e o céu descobri que nao existe. Os outros planetas nao querem oferecer condiçoes de vida para o ser humano, pois sabem da má fama destes seres aqui na terra. Melhor mesmo era continuar a andar a cavalo e gastar tres meses para chegar ao Rio de Janeiro. Hoje gastamos duas horas, mas nao temos certeza que vamos chegar vivos ao Rio de Janeiro, que conseguiu vencer os bandidos, mas que nao consegue segurar a vingança da natureza. Assim caminha a humanidade...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MENINOS NA RUA

Por ter sido criado nas ruas do Novo Horizonte, quando parte era Bairro Matadouro e que podia atravessar a cidade de um ponto a outro sem nenhum perigo, de trasito e de drogas, fico muito sensibilizado quando vejo meninos nas esquinas das ruas de Goiania. Na idade deles, entre 10 e 15 anos já trabalhava com meu pai construindo casas. Nao gostava, mais trabalhava. Estudava muito para nao pegar no pesado sempre. Ganhar uma moeda era uma raridade e quando conseguia, corria para a vendinha para compras doces e balinhas. Cresci brincando de futebol, bola de gude, bete, pique de esconder, filmes de tarzan, zorro, sabata e sartana e muitos outros herois. A droga estava muito longe da gente. Hoje é proibido trabalhar até os 15 anos, e a criançada pobre vai para as esquinas tentar ganhar uma moedinha, talvez para comprar doces e balas, outros acham e até pode ser que pode ser para comprar drogas. A gente pensa que é evolução, pois agora de Creche, tem PETI, tem Pro jovem, tem renda cidada, mas os meninos de rua continuam pobres, sem brincar, sem moeda, sem trabalhar e a droga tao perto. Nosso Pais evoluiu tanto, mas piorou muito para nossas crianças. Quem pode comprar balas e doces nao pode sair de casa para brincar e quem pode brincar nao pode mais trabalhar e está sempre ameaçado de um mal fatal que ronda todas nossas crianças. As drogas que vieram com a evolução de nosso Pais.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A VIDA VOA EM NUMEROS E SENHAS

As pessoas viraram de repente um amontoado de numeros que sempre necessitam de senhas para entrar em algum lugar. Quando nascem já sao um numero no Cartorio, que vai ter um numero no hospital, que vai ser um numero na escola, que vai ter um matricula base no trabalho, que vai ter um numero de conta bancaria, que vai ser um numero para o governo federal, um numero para a RG, um numero para votar, até chegar um numero no cemiterio. Alem do numero sempre vira acompanhado de uma senha. Quem é chique, frequenta lugares com senha, pode ser assim no hospital, no laboratorio, no banco e até na Pizzaria. Enfim com a velocidade do mundo hoje, já nao e possivel chamar por Joao, Maria, Jose, Pedro, Joaquim ou qualquer outro. Agora é a vez do 1315, do 1418 e do 1729. nao esqueça de retirar sua senha para entrar em qualquer lugar. Uma pro banco, uma internet, uma para pagar imposto. A vida hoje é um simples numero. As pessoas se perderam no tempo dos numeros.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

OS SEGREDOS PARA VIVER BEM

A Revista VEJA recentemente mostrou através de uma reportagem dicas para que as pessoas vivam bem e para minha surpresa, eu já utilizava no meu dia-a-dia ha um bom tempo. Coisas como ter uma religiao, alimentar com disciplina e dormir bem, além de praticar esportes estao entre os principais segredos da vida longa, saudável e feliz. Bom pra mim que aprendi muito cedo a ir para a igreja alimentar minha alma, a correr e jogar futebol com regularidade para manter minha forma fisica e comer o minimo possivel para nao chegar a obesidade. Em nenhuma dica está a questao de correr atras de riquezas, comprar coisas superfluas e ser poderoso. Fiquei feliz por saber que estou no caminho certo e que a vida boa e longa custa tao pouco e esta acessivel a todos. Basta querer.