sábado, 27 de fevereiro de 2016

ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE ITUMBIARA RECEBE NOVOS ARTISTAS E ESCRITORES

SOLENIDADE DE POSSE DE SEIS ACADÊMICOS OCORREU NA CÂMARA MUNICIPAL
   Membros da Academia Itumbiarense de Letras e Artes - Julio Quinan, Desembargador  Rogério Arédio, padre José Luiz de Castro, Aparecida de Fátima, Sidney Pereira de Almeida Neto, Márcio Cabral, Lauro Ferrão, Adriano Martins, Francisco Cordeiro, Nilson Freire, Alvaro Martins, Rosária Castro, Hudson Espindola, Getúlio Lima, Laurita Pacheco, Márcia Alvarenga, Maristela,  Livia Carvalho, Maria Carmen e Cláudio Rezende.

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado na noite desta sexta-feira (26), quando tomaram posse seis novos acadêmicos das áreas de letras e artes da AILA - Academia Itumbiarense de Letras e Artes. A instituição fundada em 2005 por dez artistas e escritores, atingiu o número de trinta e um membros e restaram agora apenas duas vagas para ocupação total do número máximo de cadeiras previsto no estatuto, que é de vinte escritores e treze artistas. A solenidade foi presidida  por Sidney Pereira de Almeida Neto e contou com a participação de catorze acadêmicos. Os sócios fundadores são o ex-prefeito Zé Gomes da Rocha, desembargador Nicomedes Domingos Borges, Laurita Antonialli, Nilson Freire, Livia Carvalho, desembargador Rogério Arédio, Hudson Espíndola, padre Antônio, Aristéia Braga Cubas (falecida em 08/05/2013) e Sheila Paiva de Andrade (primeira presidente).
O processo que foi concluído na posse festiva, começou em outubro de 2015, quando ocorreu a eleição que elegeu dois escritores e quatro artistas.
Veja como foi o resultado:
CADEIRAS DE LETRAS
I - Eleitos
1 - Cláudio Bastos Rezende - 9 votos
2 - Márcio Silva Cabral - 8 votos
II - Não eleitos
3 - Brasilaves Borges da Silva - 6 votos
4 - Suelene Theodoro Bueno - 2 votos

CADEIRAS DE ARTES
I - Eleitos
1- Rosária Maria de Castro Espíndola - 13 votos
2 - Júlio Cézar Gonçalves Quinan - 10 votos
3 - Márcia Alvarenga Rodrigues Martins - 10 votos
4 - Maria Carmen Guimarães - 7 votos
II - Não eleito
5 - Abadio César Rodovalho - 6 votos

Números de Cadeiras:
cadeira 26 -  Júlio Cézar Gonçalves Quinan
cadeira 27 - Rosária Maria de Castro Espíndola
cadeira 28 - Márcio Silva Cabral
cadeira 29 - Márcia Alvarenga Rodrigues Martins
cadeira 30 - Maria Carmen Guimarães
cadeira 31 - Cláudio Bastos Rezende



    Presidente Sidney Pereira de Almeida Neto e secretário Hudson Espíndola comandaram a posse

OS NOVOS ACADÊMICOS
CADEIRA 26 - Júlio Quinan - Artes
O publicitário Júlio Cézar Gonçalves Quinan foi o primeiro a tomar posse e em seu discurso relatou suas experiências na área de artes que começou em Brasília. Com vasta produção na área publicitária, avançou para outras experiências na produção de filmes e até da escrita de um livro em parceria com um professor que narra a passagem de Orlando Sabino no Triângulo Mineiro na década de 1970 e que assustou toda a região com assassinados violentos. O livro leva o nome "O diabo está lá fora" e deverá virá filme, que já tem projeto de captação de recursos aprovados em lei de incentivo a cultura. O patrono escolhido por Júlio é do pintor Guigui, que tem vasto número de obras no Museu Municipal.
   Júlio Quinan vai ocupar a cadeira número 26 da AILA

CADEIRA 27 - Rosária  Castro Espíndola - Artes
Rosaria Maria de Castro Espíndola, goiana de Goiandira é casada com o também acadêmico e escritor Hudson Espíndola. Tem mais de oitenta obras catalogadas em vários estados brasileiros e se destacam com pinturas que retratam a Ponte Afonso Pena, que faz parte do patrimônio histórico nacional. O bispo Antônio Lino foi escolhido como patrono da artista.

   Rosária Castro Espíndola vai ocupar a cadeira número 27 da AILA

CADEIRA 28 - Márcio Silva Cabral - Escritor
O escritor Márcio Silva Cabral que atua na área de Direito já possui várias obras que são utilizadas em algumas escolas do município. Seu patrono é o político que ocupou na década de 1970 o cargo de vice-prefeito no município Gerson Cabral de Freitas.


    Escritor Márcio Silva Cabral vai ocupar a cadeira número 28 da AILA

CADEIRA 29 - Márcia Alvarenga - Escritora
A professora Márcia Alvarenga Rodrigues Martins tem experiência na área de museologia depois de atuar vários anos no Palácio de Cultura em Itumbiara. Na escrita está desenvolvendo uma obra que retrata uma das versões da fundação do município de Santa Rita do Paranaíba para o público infantil, que atribui ao português general Cunha Mattos o feito de fundador da cidade que se tornaria Itumbiara. Seu patrono, que é objeto de sua obra, foi eleito deputado provincial em 1925 e reeleito teria sugerido a criação de uma estrada na região com um porto que teria dado origem ao município,


                     Escritora Márcia Alvarenga - vai ocupar a cadeira 29 da AILA

CADEIRA 30 - Maria Carmen Guimaraes - Artista 
A artista Maria Carmen Guimarães que foi eleita para a cadeira número 30 atua  na produção de poesias, música e artes plásticas e tem formação na área de educação. Seu patrono é o ex-intendente do município na primeira década de emancipação major Militão Pereira de Almeida.



     Artista  Maria Carmen Guimarães - vai ocupar a cadeira número 30

CADEIRA 31 - Cláudio Bastos Rezende - escritor
Formado na área de história, Cláudio Rezende é autor de uma obra que trata da origem da família Rezende no Brasil. Seu patrono é o ex-presidente da Câmara Municipal na década de 1950, Vigilato Pereira de Almeida.