sexta-feira, 22 de setembro de 2017

MORRE CONSELHEIRO FRANCISCO CARNEIRO E SIDNEY PEREIRA DE ALMEIDA ENTRA NA POLÍTICA DE SANTA RITA DO PARANAÍBA

1909 - MORREU NO INÍCIO DE OUTUBRO O CONSELHEIRO PROVISÓRIO FRANCISCO CARNEIRO DE CASTRO E PRESIDENTE DO ESTADO NOMEIA SIDNEY PEREIRA DE ALMEIDA A TRÊS DIAS DA INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO
  Conselheiro da Intendência Provisória Sidney Pereira de Almeida ao lado da esposa Maria Clarinda Cotrim

A três dias da instalação do Município de Santa Rita do Paranaíba que vai acontecer no dia 12 de outubro, devido ao falecimento do conselheiro Francisco Carneiro de Castro, o presidente do Estado Urbano Coelho de Gouvea (figura correspondente a governador) nomeou o cidadão Sidney Pereira de Almeida para a vaga no Conselho Provisório de Intendência, que vai instalar o município e que conta com sete membros. Sidney que nasceu em Brejo Alegre (Araguari) em 1884, tem 25 anos e chegou a Santa Rita do Paranaíba por volta de 1907, com seu pai Militão Pereira de Almeida, onde constituíram dois estabelecimentos comerciais na Rua do Comércio e se tornaram em 1909, os maiores pagadores de impostos do futuro município, desbancando Jacintho Brandão que ocupava esta posição em 1908. A empresa de Militão e Filhos trabalha com o comércio de fazendas, ferragens e roupas.
Com a mudança do governo goiano em julho de 1909, Militão Pereira de Almeida, um baiano que tem 19 filhos, passou parte de sua vida entre Araxá, Araguari e Tupaciguara, onde casou-se em 1883 e ficou viúvo em 1903 e se casou novamente, veio para Santa Rita do Paranaíba em 1907 e se tornou um dos maiores comerciantes entre os 83 que existem no então Distrito. No novo município deverá ser nomeado Delegado Chefe para cuidar da segurança pela proximidade com Eugênio Jardim que faz parte do novo governo.

A ficha do nomeado por Urbano Coelho de Gouvea
CORONEL SIDNEY PEREIRA DE ALMEIDA


Sidney Pereira de Almeida: nasceu em Brejo Alegre ( Araguari) em 03 de agosto de 1884 e passou a infância em Abadia do  Bonsucesso (Tupaciguara), filho do Major Militão Pereira de Almeida e Ermelinda Borges de Almeida. Veio para Santa Rita do Paranahyba por volta de  1907, com 23 anos. Foi nomeado Conselheiro provisório aos 25 anos em outubro de 1909 e foi eleito em novembro de 1911 Intendente aos 27 anos. Casou-se em 1911 com Maria Clarinda Cotrim, filha do Major Rogério Prates Cotrim e Maria Clara Holagray Prates Cotrim e teve seis filhos.

O pai de Sidney Pereira de Almeida
MILITÃO PEREIRA DE ALMEIDA 
Baiano de Rio Branco,  nasceu em 10/03/1856.  Tem 53 anos  na emancipação de Santa Rita  - Casou-se em 1883 com Ermelinda Borges de Almeida em Tupaciguara  aos 27 anos e teve dez filhos, entre eles, Sidney Pereira de Almeida, o primogênito  e Rui Pereira de Almeida.
Ficou viúvo em 1903 aos 47 anos em Tupaciguara, quando casou-se pela segunda vez com Laudelina Mendes de Almeida e teve mais nove filhos. Passou por Araxá, Araguari e Tupaciguara, antes de se firmar em Santa Rita do Paranaíba como maior comerciante. Foi delegado aos 53 anos e intendente em 1919, aos 63 anos.

Negociante de fazenda, ferragens e roupas

Decreto  2.527, de 4 de outubro de 1909
                      Nomeia o cidadão Sidney Pereira de Almeida para o cargo de membro da   Intendência Provisória do município de Santa Rita do Paranaíba, na vaga     aberta em consequência do falecimento do cidadão Francisco Carneiro de  Castro.

                       Semanario Oficial – ANO XII – 9 de outubro de 1909 n. 481


Adaptação das fontes:

ALMEIDA NETO, Sidney Pereira de. Itumbiara, Um século e meio de História. Itumbiara: Ed. do autor. 1997.
FREIRE, N.S. Nas Barrancas de Santa Rita do Paranahyba – jogos do poder de 1830-2011. Goiânia: Kelps, 2011.

FERREIRA, Josmar Divino e PINHEIRO, Antônio César Caldas. Santa Rita do Paranahyba: origem e desenvolvimento. História de Itumbiara. .v. 1 – Itumbiara, Edição Independente, 2009.

Um comentário:

  1. Infelizmente, a história nos chega aos fragmentos nos impedindo uma visão desejável do conjunto social. E assim será, jamais a conheceremos por inteiro.

    ResponderExcluir