quinta-feira, 29 de setembro de 2016

EM 1933 ACONTECEU O PRIMEIRO ATENTADO POLÍTICO EM ITUMBIARA

MORREU AOS 39 ANOS EM 1933 ANOS LUIZ BARRETO CORREIA DE MENEZES JUNIOR, LIGADO AOS CAIADO EM ITUMBIARA - SEU FILHO LUIZ BARRETO CORREIA DE MENEZES NETO SE TORNOU UM DOS PRINCIPAIS LIDERES DA ARENA EM GOIÁS E CHEGOU A SER INDICADO GOVERNADOR EM 1969
Engenheiro Luiz Barreto Correia de Menezes - foi Intendente e deputado estadual em Itumbiara

Em 1933, foi assassinado o líder dos Caiado em Santa Rita do Paranahyba. Algumas fontes revelaram que que o crime foi político, outros que teria sido um crime comum. O Assassino teria sido morto após o crime. Uma versão obtida é o relato de dona Célia, uma senhora com cerca de 70 anos de idade, moradora da rua Dr. Valdivino Vaz, que assim falou contando o que ouviu de sua mãe:
[...] morava junto a um rego de água na rua Mário Guedes, e que seu pai João Batista Soares Filho foi preso em 1933, suspeito de ter matado o político Luiz Barreto Correia de Menezes Júnior, só porque no dia da morte, ele havia viajado para Uberaba – MG, onde a polícia o prendeu, quando pegava um trem para seguir viagem. Conta ainda que o assassino foi uma pessoa de nome Felipe, que deu um tiro de espingarda, a qual jogou no Rio Paranaíba após o crime. “Menezão” morava na Rua Benjamin Constant, e quando descia rumo à rua Marechal Deodoro, recebeu um tiro dado por cima de um muro.
Segundo Dona Célia, alguns suspeitos da morte de Menezes morreram envenenados na Delegacia Local na época, e seu pai só não morreu porque não comeu a comida que era enviada por uma pessoa ligada a Menezes. Foram presas pelo menos 6 pessoas suspeitas. Ninguém foi condenado pelo crime. Felipe foi absolvido.
Outro que fala sobre o episódio é João Pereira de Almeida, fiscal aposentado:

Sobre a morte de Luiz Menezes Júnior
A narração do episódio da morte do Engenheiro, conselheiro de intendência, deputado Estadual e líder político entre 1927 e 1933, Luiz Barreto Correia de Menezes Júnior, é a mesma contada por outros nesse período. Ressalta João Pereira de Almeida, que Menezes Júnior morava na rua Benjamin Constant e saindo de casa, ao contornar a rua Marechal Deodoro, recebeu um tiro, atribuído a um senhor chamado Felipe.
Conta ele, ainda, que seu pai Vigilato Pereira de Almeida estudou até a quarta série e de religião espírita, foi gerente da fazenda de Luiz Barreto Correia de Menezes Júnior e que na época da morte de seu chefe, teve a fazenda incendiada, fugiu para Alvorada, hoje Araporã (MG), onde foi detido por uma guarnição militar que ali veio para prendê-lo. Segundo João Pereira de Almeida, Vigilato foi reconhecido pelo chefe militar, a quem já teria prestado serviços espirituais e preparado remédios, razão pela qual não foi preso.
Luiz Barreto Correia de Menezes Júnior
Nasceu em Mococa-SP em 1894 e faleceu com 39 anos de idade em 22 de outubro de 1933. Filho de Luiz Barreto Correia de Menezes e Maria da Glória Menezes. Formado em Engenharia pela Universidade de Columbia-EUA. Mudou-se para Santa Rita do Paranahyba em 1920, casando-se com Maria de Deus Tavares Correia de Menezes, tendo dois filhos: Luiz e Thais. Fundou o Partido Reação Democrata, aliado dos lideres caiadistas Eugênio Jardim e Antônio Ramos Caiado. Foi aliado do cel. Sidney Pereira de Almeida até 1925, quando rompeu politicamente. Foi presidente do Conselho Municipal de Intendência, elegendo o médico Dr. Tomaz Duarte como Intendente em 1927. Elegeu Intendente e deputado Estadual. Com a Revolução de 1930, virou oposição ao grupo político de Pedro Ludovico em Goiás e do coronel Sidney Pereira de Almeida em Itumbiara.

MORRE ZÉ GOMES DA ROCHA, O MAIOR LÍDER POLÍTICO QUE ITUMBIARA CONHECEU

ATENTADO POLÍTICO NA AVENIDA MODESTO DE CARVALHO NA TARDE DE 28/09/2016 MATA A ESPERANÇA, O FUTURO E A GRANDEZA DE ITUMBIARA
   O dia que o Itumbiara venceu o Goiás no Serra Dourada e se sagrou campeão goiano - uma grande alegria na vida de Zé Gomes (04 de maio 2008)

Ele chegou  a prefeitura em janeiro de 2005, após vencer as eleições para prefeito em 2004, que era seu maior sonho político. Tentou em 2000 e não havia conseguido. A cidade estava um caos com lixo nas ruas por atraso em oito meses do pagamento dos serviços de limpeza. Os funcionários não haviam recebido o décimo terceiro e comissionados tinham até catorze meses de atraso nos salários. Haviam buracos em todas as ruas da cidade e sem máquinas, caminhões e materiais para amenizar os problemas.  A primeira decisão de Zé Gomes foi que os salários deveriam pagos dentro do mês trabalhado e o décimo terceiro no dia do aniversário. Colocou as sucatas no Capim de Ouro para leilão e começou a fazer o melhor governo de sua vida. Trocou todas as lâmpadas da cidade e postes de madeiras por postes de cimento, além de iluminação especial nos pontos turísticos. Comprou todas as máquinas necessárias, andava em carro próprio, economizava cada centavo para aplicar bem na cidade.  Projetou e construiu as melhores escolas, asfaltou todas ruas habitadas, fez a universalização de água e esgotamento sanitário, revitalizou a Avenida Beira Rio, equipou o hospital municipal e devolveu a alegria e esperança a todos os cidadãos de Itumbiara, que voltaram a ter orgulho de morar em Itumbiara.
Dizia que teria sido abençoado para ser o prefeito do centenário da emancipação do município e assim aconteceu. Quando viajava para o exterior, sempre trazia uma ideia para ser implantada em Itumbiara e assim nasceu o prédio próprio da UEG, inspirado na Universidade de Stirling na Escócia,  que construiu em parceria com o governo do Estado de Goiás. Em oito anos de governo, era uma batalha a cada dia e ele sabia que se não fizesse nada, por nada responderia no futuro, mas decepcionaria seu povo, por isto ia para os embates que lhes custou muitas noites de sonos nas batalhas dos tribunais para voltar a ser o prefeito em sua cidade.
Com Zé Gomes não tinha limite a jornada de trabalho, que as vezes entrava pelas madrugadas. O Almoço era um franguinho e arroz branco, o café da manhã com o pão de queijo da Tiana, e assim a vida era vivida na prefeitura para fazer o melhor por Itumbiara. Esquecia de alimentar e de dormir para ficar despachando com diretores e secretários. Até esqueceu de jogar o futebol no campinho da ilha, onde era artilheiro, pois não sobrava tempo para si. Em oito anos, envelheceu mais de vinte na vida. Assim, mudava o cenário da cidade entre a noite e o dia. O que era um quartel, noutro dia era um prédio do Instituto Federal de Educação. Se havia uma cadeia dentro da cidade na noite, quando amanheceu era um moderno prédio do SESC. Os alunos começaram a ter um ensino de qualidade, com transporte seguro para todos.
Era o tipo do chefe que dava toda liberdade de iniciativa para seus colaboradores na Prefeitura e um exímio cobrador de resultados.
Era o homem que tinha o respeito no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional para garantir todo ano recursos para investimentos na cidade.  Na Assembleia Legislativa era amigo de todos e no Palácio das Esmeraldas, um grande parceiro de todos os governadores, que não tinham como dizer não para os pedidos de Zé Gomes.
Era respeitado por todos os vereadores, que sempre aprovaram todos os projetos de Zé Gomes e desde o primeiro governo, o Poder Legislativo devolveu recursos para serem investidos na cidade.
Construir casas para famílias pobres foi sua marca. Seu coração não resistia ver uma mulher chorando com os filhos, por não ter onde morar. Conseguia construir uma casa por R$ 5 mil. O que era roça um dia, noutro um grande conjunto residencial.
Não escondia a paixão pelo Itumbiara EC e seu sonho de ser campeão goiano foi realizado em 2008.
Já tinha se consagrado como o melhor prefeito da história, construído mais de três mil casas, feito a melhor escola, dado toda infraestrutura de iluminação, máquinas, equipamentos, saneamento básico, asfalto e revitalização do maior cartão postal da cidade, construção da UEG, Palácios das Águas, da Cultura e XII de outubro.
Zé Gomes já tinha feito o melhor governo da vida de Itumbiara e tinha 95% de aprovação popular, podia descansar, dedicar só ao futebol, sua paixão. Mas ele queria fazer mais. Não fez só amigos e sempre 5% da população que não gostava de Itumbiara, também não gostavam do governo de Zé Gomes. Seu povo pedia um hospital, mulheres e filhos ainda esperavam mais casas e ele queria fazer mais alegrias do povo com o titulo de bicampeão do Itumbiara e então trabalhou todos os dias para voltar a fazer Itumbiara a sorrir.
Um dos seus segredos para fazer o melhor foi trabalhar com todas as entidades filantrópicas da cidade e assim idealizou em 2005 a maior festa junina do Centro Oeste chamada Arraiá, que viu em doze edições. Todos trabalhavam em conjunto para proporcionar alegria e também recursos para os trabalhos filantrópicos.
Zé Gomes poderia ir para casa por já ter sido o melhor prefeito da cidade, mas ele quis  mais uma vez fazer a grande carreata com foguetes pelas principais ruas e encerrar mais uma campanha que já contava com oitenta por cento de apoio da população. Ao chegar na Avenida Modesto de Carvalho, que leva o nome do líder político com quem aprendeu a trabalhar desde sua adolescência, esperou a saudação de alguém que parou frente a praça do professor, mas o que recebeu foi um tiro que passou pelo seu ombro e atingiu  um órgão vital. Morria o melhor prefeito de Itumbiara, que jamais será esquecido por esta geração que lhe conheceu e que mediu seu prestígio em todo o Brasil por ser noticia em toda mídia nacional na semana de sua morte. Foram cem anos para a chegada de Zé Gomes e não sabemos se nos próximos cem anos teremos outro líder com tanto carisma, com tanto amor pelos pobres e com tanto prestígios com os outros governos. Nesta data, milhares ficaram órfãos. Zé Gomes da Rocha em vida nunca estava sozinho e sempre por perto tinha um amigo, um eleitor, uma autoridade. Até no dia de sua passagem neste mundo escolheu um cantinho ao lado do amigo corintiano, o padre Inazir, que também amava muito Itumbiara. Bem de frente ao túmulo de Ataíde Rodrigues Borges, que assim como Zé Gomes governaram Itumbiara por dois mandatos que somaram oito anos de prefeito, desde que a nomenclatura foi implantada em 1934. Iria para o terceiro mandato para ser único, mas um tiro ao entardecer quis matar os sonhos de Zé Gomes e da população de Itumbiara. Não conseguirão, pois ficará para sempre em nossas memórias como o melhor prefeito da cidade, tão bom quanto seu mestre Modesto de Carvalho, com quem aprendeu a fazer muito em tão pouco tempo e que marcou o início de sua vida político em 1976.
José Gomes da Rocha, 58 anos, 40 anos na vida política, deixa cinco filhos:  Luis Augusto, Arthur, Adejaína, a médica  Carolina e o médico  José Gomes da Rocha Filho.

ZÉ GOMES DA ROCHA NA VIDA POLÍTICA
Agropecuarista e fazendeiro, nasceu em 12/4/1958 em Itumbiara – GO, filho de Saul Gomes Pereira e Dionária Rocha da Silva. Cursou Direito no CEUB – DF.
Foi eleito Vereador em Itumbiara/GO pelo MDB (1977 a 1983 e 1983 a 1988); atuou como Chefe de Gabinete na Prefeitura Municipal de Itumbiara e Presidente e Conselheiro do Clube Recreativo de Itumbiara (1983-1987); do Itumbiara Esporte Clube (1985-1986) e Presidente de Honra do Uruaçu Esporte Clube.
Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal na legislatura 1987-1991, em 1989, na vaga do Deputado Siqueira Campos para depois se eleger como Deputado Federal de 1989 a 1991, de 1991 a 995 e 1995 a 1999 (PRN) e ainda de 1999 a 2003 (PSD). Em 2002 vence eleição para deputado estadual pelo PMDB. Nas eleições de 2004, renuncia ao mandato de deputado estadual e torna-se prefeito de Itumbiara pelo PMDB, cargo para o qual é reeleito em 2008, já pelo PP.
Passou por diversas filiações partidárias, sendo MDB (1976-1979); PMDB (1980-1986); PDC (1986-1989); PRN (1989-1995); PSD (1995-1999); PMDB (1999-2006), e PP a partir de 2006) e participou das atividades partidárias como Líder do MDB (1979); Líder do PDC (1986-1987); Presidente do PDC Jovem-GO (1986-1988); Presidente, Diretório Regional do PRN-GO (1989-1994); Coordenador da Campanha do candidato Fernando Collor à Presidência da República, PRN-GO (1989); Presidente do PSD-GO, (1998-1999); Presidente do PRN-GO; Presidente do PSD-GO.
Como atividades parlamentares na Câmara Municipal de Itumbiara foi Primeiro-Secretário (1977-1979) e Presidente (1983-1985). No Congresso Nacional foi Suplente da Comissão Mista Altera Legislação Salário-Educação (1997); Titular e Suplente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (1997) e Suplente da Comissão Representativa do Congresso Nacional (1983 e 2001).
Na Câmara dos Deputados atuou nas Comissões Permanentes, foi Terceiro Suplente de Secretário (1997-2001) Suplente Agricultura e Política Rural (1990 e 1997-1999) e Titular (1994 e 1995-1996); Suplente da Constituição e Justiça e de Redação (1994); Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias (1991-1992); Economia, Indústria e Comércio (1989-1990); e Titular (1993, 1997-1998 e 2000-2001) e Suplente (1996-1997) da Educação, Cultura e Desporto; Direitos Humanos; Titular (1995-1996); Fiscalização Financeira e Controle, Titular (1996-1997); Minas e Energia: Titular (1989-1990, 1997 e 1998-2000) e Suplente (1993 e 1995-1996); Relações Exteriores e de Defesa Nacional: Suplente (1999-2000); Trabalho, Administração e Serviço Público: Titular (1991-1992 e 2001-2002); Viação e Transportes: Titular (2002).
Em Comissões Especiais atuou: Débitos nas Operações de Crédito Rural: Suplente, (1995); PEC nº 39/89, Altera Arts. 14 e 82: Titular (1992); PEC nº 370/96, Autonomia das Universidades: Titular (1996-1997); PL nº 2.186/96, Asbesto/Amianto: Titular, (2000); Política Agrícola: Suplente (1990); Política Nacional de Habitação: Suplente (1993); CPI: Exploração e Prostituição Infanto-Juvenil: Suplente (1993); Fuga de Capital e Evasão de Divisas do Brasil: Titular (1994); e Pistolagem Regiões Centro-Oeste e Norte: Suplente (1993).
Em eleições municipais, em 1998, perdeu eleição para prefeito disputando com Luiz Moura (PSDB), para vencer em 2004 (PMDB). Em 2008 é reeleito para prefeito de Itumbiara (PP).
Realizou viagens em missões oficiais para participação da Conferência Internacional do Trabalho, OIT, Genebra, Suíça (2001) e da 107ª Conferência Interparlamentar, Marrakech, Marrocos (2002).
Recebeu as Condecorações como Sócio Honorário do Rotary Clube; Comenda Águas do Paranaíba; Comenda Pedro Ludovico, ALGO; Comenda Tiradentes, Ouro Preto, MG; e Comenda Benemérita, TRT, GO.

VOTOS ZÉ GOMES



terça-feira, 27 de setembro de 2016

FUTEBOL AMADOR DE ITUMBIARA EM CRISE COM MENOS CAMPOS E POUCOS TIMES

MUNICÍPIO DE ITUMBIARA QUE JÁ CONTOU COM 40 CLUBES AMADORES, CONTA COM 26 NA COPA ITUMBIARA DE 2016

    Estádio Paranaíba - desativado

Depois de mais de duas décadas de competições, o futebol amador de Itumbiara vive a sua pior crise na história. Diminuíram o número de praças esportivas e o número de clubes cai a cada ano. Já foram 40 disputando a Copa Itumbiara, hoje são 26.
Com custo alto para manter equipes, dirigente vão abandonando o futebol e o caso mais recente é do Ninho, que dirige o Barcelona, o maior campeão amador da Copa Itumbiara em quatro edições. Diz Ninho que está difícil tocar o futebol amador, há poucos campos, poucos atletas disponíveis e a disputa por bons jogadores ficou desigual, pois alguns clubes pagam alto valores para atletas atuarem no amador de Itumbiara. O primeiro abandono e mais significativo, foi do Tiradentes, maior vencedor das competições da Liga Esportiva Itumbiarense, no final da década de 1970 e início de 1980. Alemão, que jogou profissional no Nacional, diz que abandonou as competições amadoras no início de 1980, quando algumas empresas começaram a pagar jogador para disputar competições e ficou difícil competir.
OS CAMPOS DE FUTEBOL
Além da dificuldade de montar equipes, as praças esportivas estão diminuindo. Nos últimos anos, três bons campos que foram palcos de grandes jogos do futebol amador em Itumbiara foram desativados ou estão em fase de paralisação, que foi o Estádio Paranaíba que sediou competições nas décadas de 1970, 1980 e 1990 e o Clube dos 50, com dois campos que estão em fase de desapropriação e venda. Com boas condições, sobraram apenas o Estádio Onofre Ferreira de Cubas, que é utilizado por todos os clubes e ainda o campo do Bairro Brasília, que é administrado por uma associação local.  Em condições ruins são ofertados os campos do Jardim Liberdade e da Vila Vitória. Durante um espaço de tempo no ano, o Estádio JK e o CT Adalberto da Silva e Sousa fica disponibilizado para jogos amadores, mas em 2017 deve diminuir a oferta, pois o time profissional do Itumbiara vai ter calendário para todo o ano. Campos de empresas particulares como a AERCA e de cidades vizinhas como Araporã e Cachoeira Dourada são utilizados para complementar a oferta de campos. Os campos do Sarandi, que agora recebeu um vestiário e de Meia Ponte que foi construído há poucos anos, não são muitos utilizados nas competições locais. Há maiores incentivos para se jogar em Araporã ou Cachoeira Dourada do que nos distritos de Itumbiara. Além das equipes das três divisões, que nos últimos anos chegaram a 36 clubes e atualmente estão em 26, o calendário do uso dos campos também inclui 16 equipes de futebol veterano, que realizam competições o ano inteiro. Nesta competição também é utilizado um campo particular ao lado da estrada Sul Goiana, em  condições ruins. 

    Tiradentes - o maior campeão amador de Itumbiara

FUTEBOL VETERANOS
Se nas categorias principais houve encolhimento, pela organização e credibilidade dos diretores da Associação de Futebol Veterano, os torneios cresceram e aumentaram também o número de atletas que disputam o ano inteiro. São mais de 400 atletas em 16 equipes. Os campos utilizados são os mesmos das competições organizadas pela Superintendência de Esportes no Município e também a Liga Esportiva Itumbiarense.

OS CUSTOS
Uma das causas do encolhimento de clubes é o alto custo para manter o futebol amador em Itumbiara. A última vez que houve distribuição de bolas e uniformes foi no ano de 2009 e o número de clube chegou a 40. O custo mais alto é com taxa de arbitragem, já que a Associação de árbitros local exigem a utilização de trios nas competições que são custeadas pelo clube. Como há gastos ainda com lavagem de uniformes, água, medicamentos, manter um time fica acima do valor do salário minimo mensal para todo equipe e a maioria dos dirigente, não tem boa remuneração para custear sozinho um time de futebol. Com custos altos, pequena oferta de campos e torneios pouco atrativos, o futebol amador de Itumbiara vai encolhendo.


POUCA TRADIÇÃO
Poucos clubes conseguem resistir ao tempo e se manter. A primeira Divisão organizada pela Liga Esportiva Itumbiara conta com doze clubes e apenas a metade participaram das últimas cinco competições. Alguns grandes equipes e que conquistaram títulos desistiram no caminho como Ulbra, Tricolor e agora o Barcelona. Outra chegaram com a troca de nomes como KBM que já foi Rio Negro e Ulbra e agora o Real Clube que pegou a vaga que um dia foi do Boca Juniors e Uni Cereais. Apenas Marolina, AECD de Cachoeira Dourada, Madeireira JR (Esporte Clube 50), Operário, EC Brasília e River Plate se mantém firmes para mais uma disputa. Nem sempre o acesso e o descenso é respeitado pelo desorganização das equipes. Neste ano por exemplo, o Meia Ponte que conquistou a segunda divisão em 2015 e tem campo próprio, não confirmou ainda a participação na primeira divisão, assim como o Barcelona que deve desativar o clube na primeira divisão e disputar apenas veteranos. Em vez de ter só dez equipes, como faz a FGF, Federação a qual a Liga Esportiva Itumbiarense é filiada, são convidadas equipes da segunda divisão.

POUCOS INCENTIVOS
A maioria dos torneios realizados na cidade, tem a frente a Liga Esportiva Itumbiarense que é dirigida por Antônio Narciso há mais de 8 anos e pela Superintendência de Esportes do Município, que tem Lidio Mendes no comando nos últimos doze anos. A fórmula foi sempre a mesma, os clubes entram com as despesas, o município com os campos e a Liga faz a organização. Sem patrocínios e outros atrativos que poderiam ser oferecidos pelo município, como o custeio das taxas de arbitragem e outros incentivos da FGF, o futebol amador de Itumbiara via diminuindo de tamanho.

    Ronei Freitas da FGF, Antônio Narciso da LEI, Nilson Freire do Operário e Arnaldo Donizete da FGF


CLUBES ATUAIS DA LIGA ESPORTIVA ITUMBIARENSE
PRIMEIRA DIVISÃO
1 - KBM (Ex Ulbra)
2 - MAROLINA
3 - AECD
4 - MADEIREIRA JK (Ex Clube dos 50)
5 - OPERÁRIO
6 - EC BRASILIA
7 - AA BAIRRO BRASÍLIA
8 - RIVER PLATE
9 - REAL CLUBE (Ex Uni Cereais)
10 - BARCELONA (Não confirmado)
11 - MEIA PONTE
12 - VOLTA REDONDA

SEGUNDA DIVISÃO
1 - MILAN
2 - SANTOS DUMONT
3 - ACADEMIA ATLÉTICA
4 - SANTA INÊS
5 - BAURU
6 - SÃO CRISTÓVÃO (Paralisado)
7 - SARANDI
8 - DEMOCRATA
9 - ATLÉTICO PRIMAVERA
10 - REAL SPORT (Paralisado)
11 - DEKI DA PRAÇA
12 - CRB

TERCEIRA DIVISÃO
1 - ACADEMIA SANTÉ
2 - IUB
3 - ALMERINDONÓPOLIS
4 - UNIDOS DA SAÚDE
5 - MANCHESTER (Paralisado)
6 - MERCEARIA CRISTO REI
7 - AMÉRICA
8 - VILA BRANCA
9 - AGUA MINERAL PARANAÍBA
10 - TOTTENHAM
11 - ITC (Paralisado)
12 - VILA ALIANÇA (Paralisado)
13 - BARUC (novo)
14 - UNIÃO (novo)

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

GOIÁS GOLEIA REAL PELA TAÇA MANÉ GARRINCHA SUB-17

REAL SOFRE TERCEIRA GOLEADA NO SUB-17 DA TAÇA MANÉ GARRINCHA
    REAL PERDEU DE 6 A 2 NO J K E DE 11 A 1 NO CT EDMO PINHEIRO


A equipe sub-17 do Real Clube de Itumbiara sofreu a quarta derrota consecutiva ontem no CT Edmo Pinheiro em Goiânia pela Taça Mané Garrincha. Depois de sofrer uma goleada de 6 a 2 no JK, domingo em Itumbiara, ontem a goleada foi maior a favor do Goiás, que jogou no Centro de Treinamento do Goiás. O Placar final foi de 11 a 1 com 8 gols do jogador Thiago. Em Itumbiara, o Real com um jogador a mais, já que o goleiro do Goiás foi expulso, conseguiu fazer dois gols. A Equipe é a última colocada do grupo A da competição, já que perdeu de 6 a 0 para o Caldas, 2 a 1 para o Campinas e foi goleado duas vezes pelo Goiás. A equipe volta a jogar no JK domingo as 15h30 contra o Campinas e encerra a participação na competição contra o Caldas no dia 30.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

IDEB 2015 - ESCOLA ROGÉRIO MENDONÇA ALCANÇA 7,7 - ITUMBIARA TEM MÉDIA 6,4 E SUPERA META DE 2021



     Escola Municipal Rogério Ribeiro Mendonça (Floriano Júnior) - melhor média do IDEB 2015 em Itumbiara
A Escola Municipal Rogério Ribeiro Mendonça, fundada no ano de 2001, que funcionava no Povoado de Sarandi e atualmente está  instalada na Praça Sebastião Xavier no antigo CPT, conhecida também  pelo pseudônimo de“Floriano Júnior”, conquistou a melhor média no IDEB 2015 em Itumbiara com a média 7,7 nos anos iniciais do ensino fundamental. Atualmente atende 792 crianças nos segmentos da Educação Infantil (Pré II) e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

A rede municipal em Itumbiara possui cerca de 12 mil alunos matriculados, principalmente no ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental, alcançou média 6,4 em 2015 para todas as escolas. A nota é inferior aos municípios de Catalão com 6,8 e Rio Verde com 6,9, mas é superior as grandes cidades como Goiânia com 5,6, Anapolis com 5,7, Aparecida de Goiânia com 5,3 e também Jataí com 5,8. O município de Itumbiara possui a melhor média na região Sul de Goiás a frente de Buriti Alegre (6,3)  Goiatuba (5,9) e Bom Jesus (5,9), Cachoeira Dourada (5,7) e Morrinhos (5,5).
Segundo o INEP, A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) para 2015 foi alcançada por 74,7% das redes municipais. O resultado demonstra o esforço dos municípios, que respondem por 82,5% das matrículas nesse nível de ensino na rede pública.
O índice nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem evoluindo progressivamente desde que o Ideb começou a ser calculado, em 2005, permitindo o monitoramento das escolas e das redes de ensino. O Ideb passou de 3,8, em 2005; para 5,5, em 2015, superando as metas estipuladas. Este ano, apenas três estados não alcançaram as metas: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
COMO É CALCULADO O IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.
Veja a média por escolas - Ensino fundamental em Itumbiara - IDEB 2015
Anos finais - escolas estaduais
ESCOLA 2011 2013 2015
Colégio Polícia Militar 5,8 5,9 6
Adoniro 4,2 5,4 4,8
José Feliciano 3,8 5,4 5,7
Homero Orlando 4 5,4 5,7
Damores 3,1 5,3 5,1
Cunha Matos 4,8 5,3 4,9
Sebastião Xavier 4,1 5,3 4,5
Rui Barbosa 4,5 5,2 **
Felix de Almeida 4,1 5 5,1
Polivalente 4,3 4,9 5,2
Emilia Maria Guimaraes 3,8 4,8 5,2
José Flávio 3,7 4,5 4,9
Ermelindo 5
anos iniciais - escolas municipais
ESCOLA 2011 2013 2015
Antonio Luiz Pequeno 1,2 ** **
Quim Machado _ 5,3 **
Amadeu Pedro _ 5,1 **
Rogério Mendonça ** ** 7,7
Floriano de Carvalho 6,3 7,4 6,7
Vinicius de Aquino 6,1 7,2 6,6
Dona Venância 6,1 5,9 6,6
Peixoto da Silveira 4,9 6,1 6,5
José Gomes Pereira _ 6 6,5
Maria Leopoldina 5,2 6,8 6,4
Oscar Domingos 6 6,2 6,2
Juca Andrade 5,5 _ 6,1
Rotary Clube 5,7 6,3 6,1
Alexandre Arcipreti 5,8 6 6
Professor Alaor 4,8 5,8 6
Joaquim Mariano 5,7 5,9 5,8
Rosa Arantes _ 5,8 5,8
** Sem dados

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

DIOCESE DE ITUMBIARA VAI COMPLETAR 50 ANOS EM OUTUBRO



A Diocese de Itumbiara comemora em outubro de 2016, 50 anos da instalação em Itumbiara. A instituição é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana que foi criada no dia 11/10/1966 através da Bula de animorum utilitate, do Papa Paulo VI. A sede da  diocese é Catedral de Santa Rita de Cássia, que administra 22 paróquias. Sua população é superior a 221.038 habitantes batizados, numa área total de 21.871 Km2.  (Censo de 2004)



Cidades que pertencem a Diocese de Itumbiara: Itumbiara (sede), Morri­nhos, Bom Jesus, Pontalina, Piracanjuba, Água Limpa, Goiatuba, Edéia, Pa­namá, Cachoeira Dourada, Joviânia, Vicentinópolis, Cromínia, Inaciolândia, Buriti Alegre, Professor Jamil e Porteirão.
BISPOS NOMEADOS EM 50 ANOS DA DIOCESE DE ITUMBIARA
Ordem Ano Bispo Situação
1 1966/1972 Dom José Francisco Versiani Veloso 1972 - falecimento
2 1973/1981 Dom José de Lima 1981 - Bispo de Sete Lagoas MG
3 1981/1987 Dom José Belvino do Nascimento 1987 - Bispo em Patos de Minas MG
4 1987/1994 Dom José Carlos Castanho 1994 - Bispo Araçatuba - SP
5 1995/1998 Dom Celso Pereira de Almeida 1998 - Bispo auxiliar Goiânia - Já faleceu
6 1999/2013 Dom Antonio Lino Silva Diniz 2012 - falecimento
7 2014 Dom Antônio Fernando Brochini Bispo atual

REAL VOLTA A DISPUTAR COMPETIÇÕES ESTADUAIS EM CATEGORIAS DE BASE

DISCRETO E SEM VENCER, REAL CLUBE DISPUTOU SUB-15 NO PRIMEIRO SEMESTRE E AGORA DISPUTA O TAÇA MANÉ GARRINCHA SUB-17

    REAL na derrota do sub-15  contra o Goiás no Estádio Onofre Ferreira de Cubas

  Depois de doze anos fora das competições estaduais, o Real Clube que disputou o campeonato goiano entre 1999 e 2004, está de volta com equipes de categorias de base em torneios organizados pela Federação Goiana de Futebol.
Na primeira competição que disputou no primeiro semestre na categoria sub-15 do Campeonato Goiano, a equipe do Real Clube não fez boa campanha e terminou em décimo lugar com apenas um ponto ganho, conquistado com empate contra o Clube Jaó em Goiania, após cinco jogos disputados. Só ficou a frente da Rioverdense que não conquistou nenhum ponto. O Goias sagrou-se campeão desta competição
Campanha
Aparecidense 1 x 0 Real
Real 0 x 1 Caldas
Clube Jaó 1 x 1 Real
Real 1 x Goiás
Trindade 4 x 1 Real

No último final de semana, o Real Clube voltou a campo para mais uma competição neste ano, desta vez pela Taça Mané Garrincha  sub-17 e a estreia no Estádio JK não foi boa, já que a equipe foi goleada por 6 a 0 contra o Caldas. O torneio conta com 22 equipes divididas em 6 grupos. O Real está no grupo A, no qual conta ainda com Goiás, Caldas e Campinas. O próximo adversário do Real é a equipe do Campinas em Goiânia, nesta quinta-feira as 15h30.