segunda-feira, 22 de agosto de 2016

IGREJA DE SANTA RITA COMPLETOU 164 ANOS

CRIAÇÃO DA FREGUESIA OCORREU EM 22 DE AGOSTO DE 1852
    IGREJA DE SANTA RITA DE CÁSSIA - ITUMBIARA - VISTA RUA PADRE FÉLIX

A História de Itumbiara teve início com a criação da capela de Santa Rita de Cássia, que foi iniciada em 1842 e se tornou Freguesia em 22 de agosto de 1852.   Segundo relato do Cônego Théophilo José de Paiva, a origem da capela de Santa Rita de Cássia assim ocorreu:
"II - O motivo da denominação de Santa Rita dos Impossíveis de Santa Rita de Cássia e de Santa Rita do Paranahyba.
A cidade tem a denominação de Santa Rita dos Impossíveis, com que é co­nhecida Santa Rita de Cássia, ilustre heroína da Egreja Catholica porque pelo anno mais o menos de 1840 acchando-se gravemente enfermo Antônio Ro­drigues, seu irmão João Rodrigues fez uma promessa a Santa Rita de Cássia, a santa dos impossíveis, de fazer uma Cappela em invocação e rogo e promo­ver todos os meios para creaçao de uma Arraial, e sendo attendido seus votos cumpriu a promessa; pois julgava humanamente impossível a cura obtida. Daqui vem a denominação de Santa Rita dos Impossíveis, a Santa Rita de Cássia, e como em diversos estados do Brasil, há várias cidades com Esse nome para evitar a confusão, ficou diferenciada com o nome de Santa Rita do Paranahyba, pelo rio que banha com suas majestosas águas.
Levantada a idéia de se erigir uma cappella a Santa Rita dos Impossíveis por João Rodrigues, Esse achou logo pessoas que o coadjuvaram, entre ellas destacando-se Emanoel Garcia Velho e Joaquim José que fizeram a primeira Cappella, sendo que em 11 de janeiro de 1842 fora doado por Joaquim Ber­nardes da Costa o patrimônio de terras de água suja para a dita Capella que se pretendia levantar, como se vê pelo seguinte título de doação que passo a transcrever.
III - Título de doação do Patrimônio de Água Suja.

Digo, eu Joaquim Bernardes da Costa que, entre os bens de que sou senhor, e possuidor com livre e geral administração há bem assim huma sorte de terras de cultura e campos de criar da parte do Ribeirão Água Suja com a mata, em costada ao Rio Paranahyba, divisando com o patrimônio do Porto, e com a istrada que vae para a caxoeira e por esta fora até o ispigam de diviza com Adão Rodrigues e por esse abaixo até feixar o Paranahyba. Cujas sortes de terras acima dito sem constrangimentos de pessoa algua, dôo a Senhora Santa Rita para seu patrimônio segundo a Capella que se pretende levantar auxiliado pelos procuradores Adão Roiz João Roiz de Souza e André dos Santos Pimenta” (FERREIRA e PINHEIRO, 2009)


Oficialmente, o governo imperial criou a Freguesia de Santa Rita do Paranaíba em 22 de agosto de 1852, conforme relato do atual pároco José Luiz de Castro, doutor em História:
 "A freguesia20 foi uma forma de organização no período imperial, em que o imperador atribuía à Igreja cumprir inúmeras funções em nome do Estado. Relata o pe. José Luiz, em sua obra, que a mesma preenchia a falta de autoridades e jurisdições civis. Com a elevação de um arraial à freguesia, a Igreja era a construção que se desta­cava ao centro de uma quantidade pequena de casas, com umas poucas ruas e becos completando a paisagem. É importante observar que, ao alcançar o status de freguesia, o povoado já possuía uma significativa população.
E assim a Resolução nº 12, de 1849, do Presidente da Província de Goyaz, cria o distrito do Arraial da Paz de Santa Rita do Paranahyba, na Freguesia de Morrinhos, município de Santa Cruz.
Dessa forma, a freguesia era utilizada pelo Estado imperial para levar adiante projetos coloniais, como controle sobre os vadios, recenseamentos, cobrança de im­postos, recrutamento militar e incentivos a políticas como a miscigenação.
Nesse sentido, a primeira força que se manifesta no território onde será ins­talado o município de Itumbiara é a do Estado, que organiza o Porto para cobrança de impostos."

 veja como era chamadas organizadas as localidades no século XIX
. Villa – Era designação adotada administrativamente das sedes dos Municípios
. Arraiais – Não possuíam autonomia administrativa e não dispunham de Pároco, embora tivesse Capela.
. Freguesia – Menor célula instituída com o nome de um santo ou evento santificado. Esta designação caiu em desuso. Toda Freguesia tinha uma Igreja Matriz e o Pároco colocado (vinculado) ou encomendado.

COLIGAÇÕES FIRMAM ACORDO PARA PROPAGANDA ELEITORAL EM ITUMBIARA

VEJA O QUE É PERMITIDO E PROIBIDO NAS ELEIÇÕES 2016 EM ITUMBIARA


No dia 19 de agosto, Partidos políticos, coligações e candidatos que disputarão as Eleições 2016 em Itumbiara firmaram um termo de acordo para definir as diretrizes que deverão ser observadas por todos em relação a propaganda eleitoral. Veja abaixo o que é permitido e proibido , devendo observar que a inobservância das regras sujeita o infrator no prazo de 48 horas a remover a propaganda eleitoral sob pena de multa no valor de R$ 2.000,00 a R$ 8.000,00:

É PROIBIDA
PROPAGANDA EM BEM PÚBLICO E BEM DE USO COMUM
1 - Veiculação de propaganda eleitoral em bens cujo uso, dependa de cessão ou permissão do poder público, nos bens de propriedade do Poder Público, nos bens de uso comum, como postes de iluminação, sinalização de tráfego, viadutos, pontes, parada de ônibus, canteiros centrais, avenidas, ruas;

2 - A propaganda política nas árvores, jardins localizados em áreas públicas, cercas, tapumes, divisórias;

3 -  Não é permitida a colocação de mesas para distribuição de material em vias públicas;

4 - É proibida a colocação de bandeiras ao longo das vias em apoios fixos, pedestais;

5 - As bandeiras deverão ser empunhadas exclusivamente por pessoas naturais  no tamanho máximo de 2,0 x 1,4 m;

PROPAGANDA EM BENS PARTICULARES
1 - É permitida  por meio de adesivos ou papel, desde que não exceda 0,5 m2, não contrarie a legislação e seja de forma espontânea e gratuita;

2 - É permitido o uso de adesivos microperfurados em veículos particulares na parte traseira, limitado ao espaço do para-brisa;

3 - É permitido o uso de adesivos nas laterais e capô do veículo, limitado ao tamanho de 50 cm x 40 cm;

4 - É proibida a justaposição de adesivos nas laterais e capô do veículo ou seu envelopamento;

5 - É proibido o uso de adesivo na para-brisa frontal do veículo;

6 - É proibido o uso de bandeiras nos veículos, salvo durante as carreatas pré-agendadas e com tamanho máximo de 2,0 m x 1,4 m.

PROPAGANDA COM SONORIZAÇÃO
1 - É permitida a utilização entre o início da propaganda eleitoral e a véspera da eleição (16/08/2016 a 01/10/2016), de segunda a sábado, nas sedes dos partidos políticos, observando o limite de 80 decibéis;

2 - É proibida a propaganda por meio de carros de som e minitrios, salvo durante as carreatas de cada Coligação, limitado o seu uso ao período da carreata e em número máximo de 1 carro de som por coligação, tanto majoritária, quanto proporcional, até o horário máximo de 20 horas;

3 É proibida a propaganda eleitoral realizada mediante a utilização de trios elétricos;

4 - É proibida a utilização de fogos de artifícios durante a campanha eleitoral, salvo durante a carreata.


DOS COMICIOS E REUNIÕES PÚBLICAS
DAS CAMINHADAS, PASSEATAS E CARREATAS
1 - Serão realizadas carreatas de encerramento de campanha, uma por coligação, realizadas em dias distintos uma das outras, conforme a seguinte programaçao:
dia 28/09 - Coligação Itumbiara Sabe o que quer
Dia 29/09 Coligação Pra Fazer Muito Mais
Dia 30/09 Coligação Nasce um Novo Projeto de Esperança para ITUMBIARA

As carreatas terão início as 15 horas e respeitarão os seguintes trajetos:
1 - inicio Av. Rio de Janeiro - Dona Sinica
2 - Avenida Afonso Pena
3 - Avenida Benjamin Constant
4 - Avenida Santos Dumont
5 - Avenida Modesto Carvalho
6 - Avenida Caio Barcelos Silveira
7 - Término Avenida Equador

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

AILA MARCA ELEIÇÕES PARA ESCOLHER NOVA DIRETORIA

    Dr. Hudson Espíndola deverá suceder Sidney Pereira de Almeida Neto na presidência


Na última segunda-feira (15), os membros da Academia Itumbiarense de Letras e Artes em reunião no Palácio da Cultura, marcaram para o dia 12 de setembro a quarta eleição para escolha dos membros da diretoria da Instituição, gestão 2017/2018.
Criada em outubro de 2005, foi inicialmente presidida por Sheila Andrade até o ano de 2012, quando foi eleito o atual presidente Sidney Pereira de Almeida Neto, que foi reeleito em 2014.
Durante a reunião foi formada a chapa que deverá receber os votos dos acadêmicos e que tem como candidato a presidente, o médico, poeta e escritor Hudson Espíndola, que já foi vice-presidente e na atual gestão é o secretário.  Deverão fazer parte ainda da chapa como vice-presidente Márcia Alvarenga e como secretários Lauro Ferrão e Claudio Rezende. O bibliotecário deverá ser Márcio Cabral e Rosária Castro responderá pela tesouraria.
A Entidade conta com 31 membros que poderão votar na escolha da diretoria e aposse deve ocorrer no dia 28 de novembro com mandato de dois anos.