sábado, 25 de abril de 2015

FERRÃO VENCE DISPUTA E VAI OCUPAR CADEIRA NA AILA

 Membros da Academia Itumbiarense de Letras e Artes na Assembleia que elegeu novos membros


O jornalista, escritor e atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Itumbiara, Washington Lauro Cardoso, conhecido como Lauro Ferrão,  que é anapolino por nascimento e com título de cidadão itumbiarense concedido pela Câmara Municipal de Itumbiara, foi eleito na noite desta sexta-feira como  novo membro da Academia Itumbiarense de Letras e Artes para ocupar a cadeira de escritor número 23.
O processo de escolha entre os escritores Lauro Ferrão e Francisco Cordeiro,  foi o mais disputado das cinco edições  desde a fundação da Academia em 2006 por dez membros fundadores e terminou empatado em sete votos na primeira votação.
Na mesma Assembleia em que ocorreu a primeira eleição, os membros presentes definiram um segundo turno para definir o ocupante da cadeira e Lauro Ferrão venceu com seis votos contra dois de Cordeiro.
Lauro Ferrão, eleito para a cadeira 23 da AILA

Na mesma eleição foi confirmada também como nova acadêmica da instituição a artesã Maristela Freitas que obteve oito votos favoráveis a sua pretensão, com duas abstenções e quatro votos contrários.
A posse solene dos novos acadêmicos vai acontecer no dia 19 de junho.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

IGREJA DE ITUMBIARA VAI FAZER MUSEU SACRO E CULTURA REPASSA OBJETOS

   Objetos sacros do Museu Municipal Militão Pereira de Almeida

Vários objetos antigos da Igreja Católica em Itumbiara que estavam expostos no Museu Municipal foram repassados nos últimos dias para a Catedral de Santa Rita de Cássia, sede da Diocese de Itumbiara e local onde foi construído o prédio mais antigo da cidade, que foi várias vezes modificado, desde a primeira construção por volta de 1957.
O pároco José Luiz de Castro, que também é doutor em História, é o principal idealizador e está organizando o Museu Sacro que vai funcionar junto ao prédio da Catedral.
Os materiais foram repassados por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que administra o museu localizado no Palácio da Cultura em Itumbiara.

TRÊS CANDIDATOS DISPUTAM DUAS CADEIRAS NA AILA

COMISSÃO AVALIOU TRABALHOS DE QUATRO ESCRITORES E UMA ARTISTA
Membros da AILA em reunião na sede da Academia - Palácio da Cultura

Uma comissão nomeada pelo presidente Sidney Pereira de Almeida da AILA - Academia Itumbiarense de Letras e Artes, reuniu na noite desta quarta-feira e analisou os trabalhos de cinco candidatos a duas vagas que foram abertas para ampliar o número de membros efetivos para 24. Ao final da análise que verificou a importância das obras dos artistas e escritores, três candidatos tiveram parecer favorável para serem votados em reunião com todos os acadêmicos, que vai acontecer no dia 24 de abril.
Os escritores Lauro Ferrão e Francisco Cordeiro disputam a  cadeira número 23 de escritor e a artista Maristela Freitas espera a aprovação para ocupar a cadeira número 24.  Para ser eleito, o candidato ou candidata a uma cadeira, tem que ter maioria dos votos favoráveis dos membros efetivos presentes na reunião dos acadêmicos da AILA.