sábado, 29 de novembro de 2014

ONG AMPARU ACOLHE E TRATA MAIS DE UMA CENTENA DE CACHORROS EM SITUAÇÃO DE RUA

COM NOVAS ATRIBUIÇÕES PARA CENTRO DE ZOONOSES, CACHORROS NAS RUAS DE ITUMBIARA SÃO ACOLHIDOS POR VOLUNTÁRIOS



    Cachorros acolhidos no Abrigo da AMPARU


Todos os dias a servidora pública Meire Freire se desloca na hora de seu almoço e após o expediente para o abrigo da AMPARU no Bairro Santa Rita, onde faz a troca da água, coloca alimentos, verifica o estado de saúde de quase uma centena de cachorros recolhidos nas ruas de Itumbiara. A professora Maria das Dores e a funcionária pública Patrícia colocam seus veículos nas ruas e nas horas de folga dão assistência a animais acidentados e sem donos nas ruas, que passam fome. Eliane ajuda a cuidar da finanças, alguns veterinários fazem trabalhos voluntários ou subsidiados e um funcionário público de Goiânia manda todo mês o dinheiro para pagar o aluguel do Abrigo. Assim vai sobrevivendo a AMPARU e ajudando a cuidar de centenas de cachorros abandonados nas ruas da cidade de Itumbiara.

A AMPARU - Associação de Proteção a Animais em Situação de Rua no município de Itumbiara foi fundada neste ano depois de quase uma década de atuação informal no projeto denominado "Quatro Patas",  que acolhe, trata e faz feiras de adoção de animais recolhidos nas ruas de Itumbiara.
A associação que não tem fins lucrativos, conta com o trabalho de dezenas de voluntários que fazem doações para aluguel do abrigo, compra de alimentos, medicamentos e pagamento com descontos para procedimentos veterinários, também realizados por mais de quatro profissionais na cidade.
Para tornar possível receber recursos de entes governamentais para realizar o trabalho que não mais é feito pelo Centro de Zoonoses, depois de Portaria do Ministério da Saúde publicada em 2014, os voluntários do projeto fundaram a Organização Não Governamental, aprovaram o estatuto, elegeram a diretoria e agora vão buscar a aprovação de leis municipal e estadual de utilidade pública e assim ter condições de firmar convênios de parceria, principalmente com o município, auxiliando em um problema que envolve mais de dois mil cães soltos pelas ruas.


 A Associação tem por finalidade:
1.       Promover meios efetivos para reprimir os atos de abuso e crueldade praticados contra animais;
2.       Fazer cumprir, apoiada pelas autoridades competentes, os dispositivos da Lei no. 9.605/98 e demais leis e regulamentos Federais, Estaduais e Municipais,  na parte que ampara os animais;
3.       Fazer com que sejam atualizadas as leis já existentes e promulgadas novas leis de proteção aos animais, necessárias ao desenvolvimento atual do País;
4.       Colaborar com as autoridades para resolver o problema do animal abandonado, manter abrigo para animais abandonados, com o fim de garantir sua manutenção com qualidade ou doá-los a pessoas idôneas.
5.       Quando necessário, manter abrigo para animais abandonados, com o fim de garantir sua manutenção com qualidade ou doá-los a pessoas idôneas, podendo inclusive, possuir centro de atendimento veterinário, cemitério e incinerador para os animais.
6.       Criar ou promover campanhas educativas, palestras e cursos voltados à proteção e bem estar dos animais;

7.       Criar ou promover eventos com objetivo de angariar e recolher fundos para manutenção dos objetivos da AMPARU.

Cachorros sadios nas ruas de Itumbiara, um problema de trânsito

Em recente entrevista a um telejornal, o superintendente local Herbert Andrade, responsável pela área de vigilância no município respondeu que com a nova portaria do MS, agora o problema de cachorros nas ruas serão tratados pela SMT, Superintendência que cuida do trânsito de Itumbiara, mas o órgão não tem condições de fazer este trabalho.

Voluntários reunidos em 02 de agosto de 2014 na sede do NAPCI para fundação da AMPARU

Abrigo da AMPARU no Bairro Santa Rita

Feira de Adoção em setembro 2014 - mais de 30 cachorros ganharam novos donos


A PORTARIA 1138/2014 MS

A partir deste ano de 2014 não são mais recebidos no Centro de Zoonoses  animais sadios, animais com dificuldades no parto, atropelados, com doenças como sarna, parvovirose, cinomose, metástase, tumores venéreos, ceratoconjuntivite, enfim, doenças de caráter espécie-específica. Por não se tratarem de zoonoses, estas são de responsabilidade de seus proprietários. Como muitos proprietários abandonam os animais quando ficam doentes, o problema acaba ficando sem solução.
Foi por meio da Portaria nº 1.138/2014, que o Ministério da Saúde estabeleceu novas diretrizes de atuação para ações e serviços voltados para a vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública. Somente essas atividades serão desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Além de definir os animais considerados como de relevância para a saúde pública, a Portaria  do MS descreve as ações e serviços públicos de saúde contemplados por seu conteúdo, a partir das atividades desenvolvidas, a exemplo do desenvolvimento de ações, atividades e estratégias de educação em saúde visando à posse responsável de animais para a prevenção de zoonoses; da coordenação, execução e avaliação das ações de vacinação animal contra zoonoses, bem como a notificação e investigação de eventos adversos; da realização de diagnóstico laboratorial de zoonoses e identificação das espécies de animais; da eutanásia, quando indicada, de animais de relevância para a saúde pública; e da manutenção e cuidados básicos de animais recolhidos em estabelecimento responsável por vigilância de zoonoses pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS), observando normatização vigente quanto aos prazos estipulados de permanência do animal, quando houver.

O documento prevê ainda que os estabelecimentos responsáveis por vigilância de zoonoses pertencentes ao SUS e os serviços voltados para a vigilância, a prevenção e o controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para saúde pública, deverão ser inscritos no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES) e terão suas ações e serviços financiados tanto por recursos do Ministério da Saúde quanto de Estados, e Municípios, sendo inseridas na Programação Anual de Saúde (PAS).

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

ITUMBIARA DESTACA-SE NO IDM DA ECONOMIA E INFRAESTRUTURA, MAS PRECISA MELHORAR NA SEGURANÇA PÚBLICA

IMB-SEGPLAN DIVULGOU HOJE O IDM - INDICE DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS DE GOIÁS - REFERÊNCIA 2012

   Crescimento do PIB entre 2009 e 2011 alcançou mais de 9% e ajudou Itumbiara a ficar entre os 12 melhores do Estado de Goiás na área de economia.




O  Institituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Sócioeconômicos - IMB da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento em Goiás divulgou hoje o Indice de Desempenho dos Municípios Goianos - IDM 2014 (referente ano 2012), que é uma medida de desempenho nos setores de Economia, Trabalho, Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura.
Esta publicação que é bianual chega a segunda edição do IDM, já  que  inicialmente foi calculado referente ao ano de 2010 e serve como instrumento para avaliar e dar elementos para que os governos municipais possam responder ás demandas de suas comunidades.

Os números relacionados a Itumbiara revelam uma cidade que tem a economia em crescimento, investiu na infraestrutura, possui serviços regulares de saúde e educação e apresenta problemas  na área de segurança pública. O município ocupa a 11ª posição entre os 246 municípios goianos e tem a melhor participação em relação a infraestrutura, onde ocupa a 4ª posição.








Quadro I -IDM Geral
Posição Economia trabalho educação segurança infraestrutura saúde geral
11 8,38 6,34 6,48 6,53 8,11 7,46 7,22

O municípío de Itumbiara teve um pequeno avanço em relação ao IDM-2012, quando cresceu de 6,98 para 7,22 e alcançou a 11ª posição em Goiás. O maior crescimento foi na Economia onde o municipio saltou de 8,01 para 8,38 e o pior desempenho foi na área de segurança pública, cujo indice caiu de 6,76 para 6,53.

ECONOMIA
O setor que mais avançou em Itumbiara entre os anos de 2010 e 2012 foi a economia, puxada pela evolução do PIB entre 2009 e 2011 e que levou também ao aumento da renda per capita. Entre as áreas econômicas, a Agropecuária teve melhor desempenho do que a Indústria no incremento do Valor Agregado, que também cresceu, mas a área de serviços que representa maior parte do PIB, manteve-se estável.

Quadro II -IDM Economia
Posição PIB per cap VA Serviços VA Agropecuário VA Indústria Recursos Proprios Evolução PIB IDM Econ
12 9,19 9,76 9,51 9,76 7,94 4,13 8,38

Posição PIB per capita VA Serviços VA Agropecuário VA Indústria Recursos Proprios Evol. PIB 09/11 IDM Econ
12 27.472,92 1.393.254.000,74 191.107.000,00 641.106.000,37 38.556.557,03 9,42% 8,38

Base PIB 2011
INFRAESTRUTURA
Com cobertura universal de redes de energia elétrica e água tratada, o município de Itumbiara também ficou entre os melhores do Estado de Goiás na área de infraestrutura. A média só não foi melhor devido a queda na cobertura de redes de esgoto neste período e o pouco crescimento na cobertura de telefonia móvel e fixa. Devido ao investimento de mais de R$ 100 milhões nos últimos anos e com a proximidade de universalização dos serviços de esgoto, o município vai continuar crescendo nesta área.

Quadro IV -IDM Infraestrutura
Posição Telefonia fixa internet cobertura esgoto cobertura energia cobertura água IDM Infraestrutura
4 5,18 7,83 10 9,44 8,11








6,34
Posição numero domicilios Ligações água Ligações esgoto ligações energia Ligações intenet Ligações tel. Fixo
4 31.269 29.513 24.492 39.506 10.766 21.649

EDUCAÇÃO
Segundo o IDM 2014 calculado pelo Instituto Mauro Borges, ficou estável entre 2010 e 2012 o desempenho do município de Itumbiara nesta área, passando de 6,51 para 6,48. Esta pequena oscilação teve mais representatividade no atendimento educacional a população de 6 a 14 anos que caiu de 9,79 para 6,88 e para a idade de 4 a 5 anos, que caiu de 8,69 para 6,88, reforçando a tese da Secretaria Municipal de Educação na priorização desta área para 2015. O IDEB tanto para os anos iniciais que passou de 4,9 para 5,5 e nos anos finais do ensino fundamental que saltou de 3,8 para 4,4 seguiu a projeção de crescimento, mas o destaque ficou por conta da formação de professores que passou da nota 4,10 para 4,51. A infraestrutura da área através de seus prédios e laboratórios manteve se estável entre 6,08 e 6,05 na comparação entre 2010 e 2012.
Quadro V -IDM Educação
Posição Infraestrutura Formação profes. IDEB anos iniciais IDEB anos finais atend. 4 a 5 anos atend. 06 a 14 atedim. 15 a 17 IDM Educação
33 6,05 4,51 5,5 4,4 6,88 9,22 8,79 6,48


Posição Biblioteca Quadras Laborat. Informatica Laborat. Ciências internet Infraestrut. Basica atedim. 15 a 17 IDM Educação
33 56% 47% 72% 12% 79% 98% 8,79 6,48
IDEB anos iniciais IDEB anos finais Docentes com formação atend.  04 e 05 anos atend. 06 a 14 anos Atend. 15 a 17 anos
5,5 4,4 45% 69% 92% 88%

Fonte: Censo Escolar 2012 - INEP
SAÚDE
A área da saúde também apresentou melhoras entre os anos de 2010 e 2012, passando do IDM 7,27 para 7,46. O destaque é para o número de médicos que atendem pelo SUS em relação ao número de habitantes e também a oferta de leitos hospitalares. A nota só não foi melhor devido a baixa cobertura dos Programas Saúde da Família que ficou entre 5,2 e 5,1 (números  entre 2010 e 2013), assim como a baixa cobertura também para o Programa de Saúde Bucal que variou entre 4,83 e 5,44. Não foram bons também as comparações entre os anos 2010 e 2012 para a cobertura vacinal que caiu de 9,92 para 73,8.
Quadro VI -IDM Saúde
Posição Leitos SUS Médicos SUS Pré-natal Cobert. ESF Cobert. Saude bucal Mort. Infantil Mort. Violentas Cobert. Vacinal IDM Saúde
121 8,51 10 5,84 5,1 5,44 8,5 8,88 7,38 7,46

Posição Leitos SUS Médicos SUS/1000 hab Pré-natal Cobert. ESF/4000 hab Cobert. Saude bucal cobert. Vacinal tetrav. mortal. Infantil mortes violentas
121 269 1,57 58,35% 51% 54% 74% 14,98% 11,90%

Notas: Cobertura em 2013 ESF a cada 4000 pessoas - Saude Bucal a cada 3450 pessoas - Fonte SES 2013

SEGURANÇA PÚBLICA
Este é um dos principais problemas enfrentados pelo município de Itumbiara, que já em 2012 mostrava números ruins e que  não conseguiu avançar nos últimos anos.  O IDM de 2010 para 2012 caiu de 6,76 para 6,53, tendo como destaques negativos os crimes contra as pessoas que cresceram e fizeram o IDM cair de 6,81 para 5,67, assim como o tráfico de drogas que fez o IDM cair de 6,48 para 4,73. Os crimes contra o patrimônio também continuaram em alta entre 2010 e 2012, fazendo com que o IDM caisse de 6,21 para 5,68. Foram reduzidos as contravenções penais e os crimes contra a dignidade sexual.
Quadro VII -IDM Segurança
Posição Crimes dig. Sex. crimes cont. pessoa crimes contra patr. contrav. Penais traficos drogas IDM Segurança
215 8,43 5,67 5,68 8,14 4,73 6,53

Posição Crimes dig. Sex. crimes cont. pessoa crimes contra patr. contrav. Penais traficos drogas IDM Segurança
215 17 1065 1405 321 76 6,53

Metodologia: Ocorrências 2012 - por cada 100 mil habitantes
TRABALHO
Apesar de apresentar ainda um IDM baixo em torno de 6,34, esta foi a área em que o municipio mais cresceu entre 2010 e 2012, pois saiu do IDM de 5,32. A geração de empregos teve notas entre 4,25 e 7,81 nos anos 2010 e 2012.  Outro fator de destaque nesta área foi a melhor qualificação dos empregados que apresentou crescimento em relação a trabalhadores com nivel superior e médio em um salto de 4,92 para 5,59. Cresceram os empregos formais, mas houve redução na remuneração média do trabalhador.

Quadro III -IDM Trabalho
Posição Empregos Formais Remuneração Nivel de escolaridade Geração emprego IDM Trabalho
25 3,78 8,18 5,59 7,81 6,34
Posição População 18 a 64 anos Empregos formais Trab. Nivel medio e sup. Remuner. media var. empregos formais
25 67.372 25.484 14.253 1.450,25 -76,14%


sábado, 22 de novembro de 2014

JOVEM MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NO BAIRRO MAROLINA

ACIDENTE NA NOITE DE SEXTA-FEIRA MATOU JOVEM DE 26 ANOS


Na noite desta sexta-feira por volta das 19h30 o trânsito de Itumbiara provocou a morte do jovem Diogo Dantas da Silva, 26 anos, morador do Bairro Marolina. O jovem conduzia uma moto pela Rua Ivani Domingos, quando um caminhão atravessou a pista e provocou o acidente, segundo informações iniciais.
O corpo do jovem está sendo velado na sala de velórios da Funerária Fênix e o sepultamento vai ocorrer as 17 horas.
Este é o segundo acidente com morte no trânsito em Itumbiara, que mata mais de duas dezenas de pessoas por ano. Em outro acidente recente, o homem foi atropelado na travessia da BR 153 e não resistiu aos ferimentos.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

DUAS MORTES NESTA TARDE NO BAIRRO NOVO HORIZONTE EM ITUMBIARA

Um homem de 30 anos e a ex-mulher dele, de 23, foram encontrados mortos na tarde desta sexta-feira (14), dentro da casa onde eles viviam antes da separação, no Setor Novo Horizonte, em Itumbiara, região sul de Goiás. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é de que o homem tenha assassinado a jovem a facadas e depois se enforcado com uma corda que estava amarrada a uma janela.
De acordo com o delegado regional de Itumbiara, Ricardo Chueire, os dois corpos estavam dentro de um dos quarto da residência. "A cena encontrada pela perícia e pela Polícia Civil no local indicam que houve um homicídio seguido de suicídio. Se não surgir nada novo ao longo da investigação, essa é a tese mais forte", afirmou ao G1.
saiba mais
 
Ainda conforme o delegado, a jovem tinha uma passagem pela polícia por vias de fato, no ano passado, motivada por ciúmes. "Ela bateu em uma ex-namorada do marido com um cabo de vassoura", relata.
O corpo da mulher apresentava mais de 15 perfurações, segundo a perícia. Testemunhas disseram que ela teria ido ao local para pegar uma quantia em dinheiro. Na cena do crime, foi encontrada uma caixa com R$ 1,8 mil, mas a polícia ainda não sabe de quem era o dinheiro e qual a origem dele. No mesmo recipiente, também estava a certidão de nascimento da filha do casal, de 2 anos, cortada em pedaços.
Depois que mulher entrou na casa, vizinhos ouviram gritos de socorro e, em seguida, um silêncio total. Nesse momento, a Polícia Militar foi acionada. "Falaram de uma briga que estava havendo na residência. A viatura se deslocou até o local, onde os policias se depararam com os portões trancados com cadeado. Arrombamos e ao entrar, nos deparamos com os corpos", diz o sargento Salmo Luiz da Silva.
O caso será investigado pela Delegacia da Mulher de Itumbiara.

fonte: www.g1.globo.com/goiás

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MAIS UM JOVEM PERDE A VIDA PELA VIOLÊNCIA URBANA EM ITUMBIARA

CORPO DE JOVEM DE 20 ANOS FOI ENCONTRADO EM ESTRADA VICINAL


Na manhã de sexta-feira, a Polícia Militar  foi acionada para o registro do encontro de um cadáver em uma estrada próximo ao Bairro Ladário Cardoso de Paula, no lado Oeste da cidade de Itumbiara. A vitima foi encontrada com uma perfuração a bala na virilha e vários ferimentos na cabeça e no rosto. Segundo o médico legista, o ferimento a bala não teria sido a causa da morte, mas as complicações provenientes dos ferimentos na cabeça e parte do rosto pelo uso de pauladas.
O jovem foi identificado por familiares como Wellington Flausino da Silva, com 20 ano de idade.
Ao lado do corpo foi encontrado uma moto com placa de Canápolis-MG.
Este foi o segundo homicídio de novembro e o 28º no ano de 2014.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

NOVEMBRO JÁ REGISTRA O PRIMEIRO HOMICIDIO EM ITUMBIARA

27ª VÍTIMA DE ASSASSINATO NESTE ANO EM ITUMBIARA; NÚMERO É INFERIOR AO REGISTRADO EM 2013


O homicídio de número 27 foi registrado na noite de segunda-feira na Rua Riachuelo, no Bairro Alto da Boa Vista, em Itumbiara. Um homem foi morto com cinco tiros nas costas e tórax. A única informação que a polícia tem é que ele estava de bicicleta e foi morto em cima da calçada. Algumas pessoas ouviram disparos de arma de fogo e o barulho de um veículo saindo em alta velocidade. Moradores acionaram o SAMU, mas os socorristas confirmaram óbito no local. Foi acionada a Polícia Militar e a Polícia Técnico Científica. A vítima não portava nenhum documento e somente foi identificada na tarde ontem como sendo João Antônio Júnior, de 31 anos.



De acordo com a Funerária Santa Rita, a vítima nasceu em Botumirim-MG e seus pais são João Antônio Medeiros e Rosalina Lopes de Oliveira. Até o fechamento da edição, a funerária não tinha encontrado nenhum parente da vítima e como o corpo começou a se decompor, terá que ser sepultado hoje. Quem souber informações sobre a família deve entrar em contato pelo telefone (64) 3433-7077.



A bicicleta da vítima foi encaminhada pela PM à Delegacia de Polícia. A investigação será conduzida pelo 2º Distrito Policial. Atenderam a ocorrência Sgt Anderson e Sd Fogaça. Foi o primeiro homicídio registrado em novembro e de número 27 no ano. Janeiro e outubro foram os meses mais violentos na cidade, com nove e seis mortes, respectivamente. Segundo a Polícia Civil, metade dos assassinatos já foram solucionados e os autores identificados. Em 2013 foram registradas 38 mortes.



FONTE: FOLHA DE NOTICIAS