terça-feira, 29 de abril de 2014

O TRÂNSITO QUE MATA E FERE EM ITUMBIARA

O QUE FAZER PARA REDUZIR OS ACIDENTES EM ITUMBIARA
                               Avenida Modesto de Carvalho com Sul Goiana - Semáforo diminuiu acidentes

Todos os dias são registrados em média nas ruas de Itumbiara cerca de cinco acidentes de trânsito, que apresenta feridos e não raramente, mortes.
A cada instante, PM, Bombeiros e SAMU são acionados para atender uma ocorrência. Neste momento, por exemplo, um motociclista perdeu o controle de sua moto e entrou debaixo de um caminhão nas proximidades da Avenida Honor Franco.
Os motivos são diversos e vão desde a imprudência,  falta de respeito a sinalização, aumento de frota, alta velocidade, embriagues ao volante, vias com sinalização deficiente e tantas outras causas.
A cada momento, pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros ocupam os registros dos órgãos que atuam em urgência, emergência e primeiros socorros.
O custo dos tratamentos em hospitais e as perdas de vidas, assim como a constância dos acidentes em certos locais, alertam para a necessidade de uma intervenção dos órgão ligados ao Trânsito. Projetos de Engenharia, sinalização, educação, fiscalização e um pacto pela vida no trânsito, são medidas necessárias com maior brevidade.
Mudanças como as que foram feitas no cruzamento da Avenida Modesto de Carvalho com a Avendia Sul Goiana na entrada para os Bairros Marolina e Norma Gibaldi, mostram que certas intervenções salvam vidas. Aquele local apresentavam constantes acidentes com várias mortes desde a década de 1990. Depois da instalação de um semáforo e mudanças no acesso a Avenida Sul Goiana, diminuiu as ocorrências e não teve mais morte.

OS ACIDENTES
PEDESTRES
Ontem por exemplo, noticiaram que uma senhora foi atropelada ao fazer a travessia da BR 153. No Espaço entre o viaduto da Avenida Afonso Pena e a empresa Caramuru, onde grande número de habitantes dos Bairros do Setor Leste, entre os quais se destacam o Nossa Senhora da Saúde e Ulisses Guimarães, diariamente cruzam este espaço que dá acesso ao centro da cidade. Antes do Viaduto, da duplicação e da colocação de uma passarela, as mortes eram constantes naquele local. Hoje, os acidentes ainda acontecem, mas em número reduzido e as vezes por falta do uso da passarela.
No Bairro Rodoviário, também na semana que passou, um homem foi atropelado ao fazer a travessia da Avenida Tancredo Neves nas imediações da Rodoviária, sendo atendido em estado grave. Nesta mesma avenida, já foram registrados vários mortes, principalmente de motociclistas, fazendo-se necessário medidas de redução de velocidade pela via. Estas mudanças, só virão quando uma empresa de Engenharia de Tráfego for contratada para fazer o diagnóstico e apresentar as soluções.

MOTOCICLISTAS
Ainda na semana que passou, dois graves acidentes com motos aconteceram na cidade de Itumbiara. No primeiro, que ocorreu a noite no Bairro Afonso Pena, uma moto conduzida por um motociclista não habilitado, colidiu com um ciclomotor, que ocasionou a morte de um homem de 51 anos que conduzia o veículo menor. Maior fiscalização, inclusive com guardas de trânsito municipais poderiam ajudar a evitar acidentes como estes, ou só o Convênio com a Polícia Militar é suficiente? São perguntas que o Estudo da Engenharia de Tráfego pode responder.
Na Avenida Beira Rio, em frente ao Hospital Municipal, local de constantes acidentes, o condutor de uma moto seguia em direção ao Posto Fiscal, quando um caminhão que fazia o mesmo sentido, resolveu fazer a  conversão na Avenida, ocasião em que houve o choque da moto, ferindo gravemente o motociclista. Caso fosse retirados certos locais de conversão na Avenida Beira Rio, fosse probido o tráfego de caminhões, existisse câmaras, redutores de velocidade, entre outros mecanismos, acidente como este,  poderia ser evitado? Também é uma pergunta que a Engenharia de Trânsito vai resolver.
Acidente com moto (29/04) - Avenida Honor Franco
Foto- Edilson Coelho


CARROS
Há cerca de um mês, o motorista e o passageiro de um veículo com oito pessoas, perderam a vida e os demais passageiros ficaram feridos, após o veículo perder o controle e chocar-se contra as paredes de uma concessionária. O que se pode fazer para evitar acidentes como este? Fiscalização, redutores de velocidade, educação no trânsito? São perguntas que podem salvar vidas e as respostas dependem de uma ação efetiva na área do trânsito.

CHOQUE COM PONTOS FIXOS
Na madrugada de segunda-feira foi registrado mais uma morte por choque de um condutor de moto com um ponto fixo. São constantes também este tipo de acidentes. Há mais de uma centena de caçambas estáticas espalhadas pela cidade em locais nem sempre apropriados e com sinalização ruim. Vereadores prometeram formular uma Legislação para disciplinar o assunto e melhorar a segurança. Quanto a batidas em postes, geralmente ocorre por problemas com o condutor. Mas sempre se pode fazer alguma coisa para melhorar a segurança e preservar vidas.


 Final da pista dupla Avenida Beira Rio - retorno com alto indice de acidentes



Avenida Uberaba esquina com Trindade - alto índice de acidentes - já ocorreu até morte


RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DA COPA CHICO BALA - ATÉ SEXTA RODADA

CLASSIFICAÇÃO GRUPO A
Classificação time PG  VIT GP GS SG Jogos
1 EC  BRASILIA 11 3 20 7 13 5
2 SARANDI 10 3 14 5 9 5
3 UNICEREAIS 10 3 13 6 7 4
4 AECD 7 2 16 8 8 5
5 MEIA PONTE 7 2 7 10 -3 5
6 VINTE 3 1 8 20 -12 5
7 VILA MUTIRÃO 0 0 6 28 -22 5
CLASSIFICAÇÃO GRUPO B
Classificação time PG  VIT GP GS SG Jogos
1 MADEIREIRA JR 12 4 16 5 11 4
2 SÃO CRISTÓVÃO 12 4 20 7 13 5
3 BAIRRO BRASILIA 10 3 22 10 12 6
4 ACADEMIA 8 2 15 11 4 5
5 CONTINENTAL 4 1 12 17 -5 5
6 REAL 1 0 8 22 -14 5
7 ITC 1 0 2 25 -22 4
CLASSIFICAÇÃO GRUPO C
Classificação time PG  VIT GP GS SG jogos
1 RIVER PLATE 10 3 25 9 16 4
2 MAROLINA 8 2 8 6 2 4
3 KBM/ULBRA 8 2 22 7 15 5
4 BARCELONA** 8 2 14 12 2 5
5 MILAN* 7 2 18 10 8 6
6 UNIDOS DA SAÚDE 3 1 15 26 -11 5
7 AMÉRICA 0 0 8 39 -31 5
*Milan venceu Barcelona por 4 a 2, mas perdeu os 3  pontos 
** Não foi computados pontos Barcelona x Milan
CLASSIFICAÇÃO GRUPO D
Classificação time PG  VIT GP GS SG jogos
1 OPERARIO 15 5 16 5 11 5
2 SANTA INES 10 3 12 6 6 5
3 DEMOCRATA 9 3 23 18 5 5
4 BAURU 8 2 13 14 -1 6
5 SANTOS DUMONT 5 1 11 13 -2 5
6 VOLTA REDONDA 4 1 6 14 -8 5
7 DUDU 0 0 4 10 -6 5
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Classificação time PG  VIT GP GS SG Jogos
1 OPERARIO 15 5 16 5 11 5
2 MADEIREIRA JR 12 4 16 5 11 4
3 SÃO CRISTÓVÃO 12 4 20 7 13 5
4 BRASILIA 11 3 20 7 13 5
5 SARANDI 10 3 14 5 9 5
6 UNI CEREAIS 10 3 13 6 7 4
6 SANTA INES 10 3 12 6 6 5
8 RIVER PLATE 10 3 25 9 16 4
9 BAIRRO BRASILIA 10 3 22 10 12 6
10 DEMOCRATA 9 3 23 18 5 5
11 MAROLINA 8 2 8 6 2 4
12 KBM/ULBRA 8 2 22 7 15 5
13 ACADEMIA ATLÉTICA 8 2 15 11 4 5
14 BARCELONA** 8 3 14 12 2 5
15 BAURU 8 2 13 14 -1 6
16 AECD 7 2 16 8 8 5
GRUPO A
6ª RODADA
LOCAL DATA HORA MANDANTE X VISITANTE
Clube dos 50 26/abr 16.00 UNI CEREAIS 1X1 MEIA PONTE
Jardim Liberdade 27/abr 08h00 VILA MUTIRÃO 1X7 SARANDI
Caçapão 26/abr 16 h EC BRASILIA 10x0 VINTE
Folga     AECD    

GRUPO B
6ª RODADA
LOCAL DATA HORA MANDANTE X VISITANTE
Goiasinho 26/abr 16h ITC 2X2 REAL
Clube dos 50 27/abr 08H30 MADEIREIRA JR 2x0 BAIRRO BRASILIA
Goiasinho 27/abr 16h00 CONTINENTAL 3X3 ACADEMIA
Folga     SÃO CRISTOVÃO    
GRUPO C
6ª RODADA
LOCAL DATA HORA MANDANTE X VISITANTE
Goiasinho 27/abr 10H DEMOCRATA 6X3 DUDU
Vila Vitoria 27/abr 10H BAURU 3X1 VOLTA REDONDA
Jardim Liberdade 27/abr 10h SANTOS DUMONT 2X3 SANTA INES
Folga     OPERARIO    

GRUPO D
6ª RODADA
LOCAL DATA HORA MANDANTE X VISITANTE
Goiasinho 27/abr 10H DEMOCRATA 6X3 DUDU
Vila Vitoria 27/abr 10H BAURU 3X1 VOLTA REDONDA
Jardim Liberdade 27/abr 10h SANTOS DUMONT 2X3 SANTA INES
Folga     OPERARIO