quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

ITUMBIARA VAI COMEÇAR PLANEJAMENTO PARA DISPUTA DA DIVISÃO DE ACESSO 2014

TIME VAI FAZER PARCERIA COM UMA GRANDE EQUIPE DA PRIMEIRA DIVISÃO DO BRASILEIRÃO


O Conselho Técnico da Federação Goiana de Futebol está marcado para dia 25 de abril e o inicio do campeonato para 27 de julho, com término em 26 de outubro, mas a diretoria do Itumbiara já vai começar a trabalhar no mês de março para começar a formar a equipe que vai disputar a divisão de acesso em 2014.
Tendo pela frente adversários como Rio Verde, Santa Helena, Caldas Novas, Morrinhos, Iporá, Mineiros, Novo Horizonte e América de Morrinhos, o time do Itumbiara busca uma das duas vagas para acesso a primeira divisão em 2015.
A competição é disputada  por dez clubes, onde todos jogam entre si em turno e returno. Os quatro melhores colocados se classificam para a fase semifinal. Nesta fase, o primeiro colocado jogará contra o quarto colocado e o segundo melhor colocado enfrenta o terceiro colocado em jogo de ida e volta. Os dois ganhadores da semifinal obterão o acesso para a primeira divisão e decidirão em jogos de ida e volta o titulo da segunda divisão.
A competição conta com a limitação de idade para parte de jogadores, implantada desde 2012 pela FGF, que em 2013  tornou obrigatória a presença mínima de nove jogadores com até 22 anos de idade. O Conselho Técnico a ser realizado em abril deverá aumentar ainda mais o número de jogadores com idade limitada.
A novidade deste ano deve ser uma parceria que a equipe vai fazer com um grande clube brasileiro para trazer vários jogadores jovens para compor a equipe.
O município deverá manter a campanha do "Contribuinte Premiado" que adquire ingressos da equipe e faz a troca com contribuintes que comprovam estar em dia com os tributos municipais, nos moldes da cidade de Anápolis e semelhante a campanha "Nota Show de Bola" promovida pelo Estado de Goiás.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DIARIO DE UM AGENTE POLÍTICO - O HOMEM DA SAUNA

MIL E UM CASOS - NUMERO SEIS - O COBRADOR DA SAUNA

Quando secretário de finanças do município de Itumbiara, aproveitava os finais de semana para assistir um jogo de futebol no Clube dos 50 e depois passar pela sauna no final da tarde. Certo sábado, sempre depois da 18 horas cheguei ao local e apenas  duas ou três pessoas estavam na sauna a vapor. Depois de algum tempo uma voz ecoou no meio da fumaça: "tenho a maior vontade de dar um coro neste secretário...". Ouvi, não retruquei e esperei até segunda-feira. Então devidamente acompanhado de um segurança, fui até o homem bravo para saber o motivo que ele queria me bater. Aí, mais calmo ele falou de um processo que desejava receber o mais rápido possível. Expliquei para ele que o processo não havia sido pago, porque não havia ainda sido empenhado e liquidado. Acho que ele entendeu e depois esperou a estrita ordem cronológica dos débitos do município para receber. E assim terminou tudo bem a história da Sauna.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MUNICIPIOS DEVEM INFORMAR SOBRE ANDAMENTO OBRAS DE UPAs e UBS

Municípios devem informar sobre obras de construção e melhorias de UPA e UBS até março
As informações devem ser cadastradas no sistema de Monitoramento de Obras, do Ministério da Saúde.
O departamento de atenção básica do Ministério da Saúde alerta aos municípios que possuem obras de construção, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde (UBS) contemplados no período de 2009 a 2012, que o prazo para inserção da ordem de início do serviço é até 14 de março. A data está estabelecida na Portaria GM/MS n° 3.278 de 26 de dezembro de 2013 que prorrogou o prazo inicial que era até dezembro do ano passado. Caso a ordem de serviço não seja inserida na data fixada, o município terá sua proposta cancelada e terá que devolver ao Fundo Nacional de Saúde o valor da primeira parcela, recebido no ato da contemplação. O cadastramento dessas OS devem ser feitos no Sistema de Monitoramento de Obras do Ministério da Saúde (Simob). A partir daí, os gestores terão 18 meses para emissão e inserção no Sismob do atestado de conclusão de edificação da unidade, e 90 dias para ter a unidade funcionando. Acesse a Portaria Confira um modelo de ordem de início de serviço Unidades de Pronto Atendimento (UPA): Para os municípios habilitados a receberem reursos para investimento e ampliação de unidades de pronto atendimento (UPA) nos anos de 2009 -2010 e 2011-2012, o prazo para emissão e inserção das ordens de início de serviço é até 20 de março. Essas ordens de serviço também devem ser cadastradas no Simob. O sistema permite que o gestor seja sinalizado através de alertas quando alguma etapa da obra estiver em atraso. Mais Médicos: De modo especial aos municípios participantes do Programa Mais Médicos que terão sua equipe médica ampliada, é importante alertar para os prazos de investimentos nas unidades de saúde, para melhor alocarem os profissionais.
Fonte: Subchefia de Assuntos Federativos / SRI / PR - 24/02/2014.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

DIARIO DE UM AGENTE POLÍTICO - O DISCURSO QUE NÃO FIZ

MIL E UM CASOS - NUMERO 6 - INAUGURAÇÃO DE CLINICA POPULAR NO NOVO HORIZONTE
Clinica Popular - Bairros Planalto e Novo Horizonte
 
 
O ano de 2008 foi marcante na saúde pública de Itumbiara pelas obras e aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal. Foi adquirido Tomografo, ultrasson, Raio X , instalado o laboratório e o município foi contemplado com um mamógrafo pela Avon. O SAMU foi iniciado no espaço vazio do Hospital e pelo menos oito equipes da Saúde da Família ganharam um lugar novo para trabalhar através de quatro Clinicas populares.  Tão logo saiu a decisão da construção, corri atrás dos locais. Na antiga Funsol foi aproveitado o terreno para construção de uma. No Bairro Nossa Senhora da Saúde foi adquirido um terreno de esquina por R$ 60 mil e lá no Marolina, foi escolhido um local onde o Município tinha terreno. Faltava o local para a sede das equipes do Novo Horizonte e Planalto. Achamos um local que seria uma praça e foi decidido ali a construção.  Depois de quase um ano de obras foi marcada a inauguração. Pensei comigo: "fui abençoado, inaugurar uma obra nos bairros onde vivi minha infância nas ruas sem asfalto, sem água tratada e sem iluminação. Saúde pública era resolvida pelo Dr. Reginaldo no Hospital Municipal. E a Clinica levou o nome do caridoso Doutor. Até ensaiei o discurso. Seria marcante na minha vida. Mas no dia da inauguração eram tantas as obras para serem inauguradas naquele dia, que ninguém fez discurso. A passagem foi rápida. Hoje restam algumas tábuas dos bancos que foram colocados na praça construída ao redor da Clinica, o gramado está verde e o local já vai ganhar uma reforma. Foram muitos amigos e amigas de infância atendidos naquele lugar, só o discurso é que não foi feito e talvez jamais seja.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

A NOITE DO CORDEIRO

FRANCISCO CORDEIRO LANÇA LIVRO INFANTIL EM ITUMBIARA

Primeiro livro de Francisco Cordeiro
 
O Palácio da Cultura de Itumbiara foi palco na última sexta-feira do lançamento da obra literária de Francisco Cordeiro com o título "A Floresta dos Sonhos", que trata da temática infantil, fruto da experiência do escritor como colaborador do CPT - Clube do Pequeno Trabalhador por mais de duas décadas.
O Evento teve a organização da AILA - Academia Itumbiarense de Letras e Artes e teve ainda como atração a apresentação do grupo de teatro infantil "Fazendo Arte" da Escola Municipal Dona Venância Magalhães Cotrim.
Além de acadêmicos, participaram diretores do antigo CPT, familiares do autor, autoridades políticas e membros da Loja Maçônica Cruzeiro do Sul.
O autor ficou muito emocionado com a apresentação do grupo infantil e discorreu de sua alegria de publicar esta primeira obra em Itumbiara.
 
Nas redes sociais, o autor fez um agradecimento especial aos organizadores:
"Ontem (Sexta-feira), dia 21 de Fevereiro fizemos oficialmente o lançamento do livro - A Floresta dos Sonhos. Como Deus é bom! Ele permitiu que meus amigos transformasse um pequeno momento de minha vida, em algo monumental, grandioso. Coisa dos Deuses. A Escola Municipal D. Venância, interpretou a obra literária em teatro. Um Show que agradou e emocionou a todos os presentes. A Deus, a minha família, amigos, estudantes, AILA - Academia de Letras e Artes de Itumbiara e a todos que lá compareceram. A Família de D. Lourdes - Curvelo - MG. Em numero de mais de 20 pessoas, muito obrigado por compartilhar esse momento tão lindo de minha Família. Muito obrigado por todos. Ao Imortal colunista social Luismar Rocha, simplesmente, muito obrigado.


ULTIMA VAGA DO VARZEANO 2014 EM ITUMBIARA VAI SER DISPUTADA NO "TAPETÃO"

BOM JARDIM QUER VAGA DO VINTE DE CACHOEIRA DOURADA
Academia Atlética surpreende e ganha vaga do Barcelona
 
VARZEANO 2014 - OITAVAS DE FINAL
CRUZAMENTO DAS OITAVAS DE FINAL
Jogo mandante x visitante
1 BRASILIA X VINTE
2 MADEIREIRA JR X SANTO DUMONT
3 KBM X RIVER PLATE
4 OPERARIO X ACADEMIA
5 MAROLINA X SANTA INES
6 VOLTA REDONDA X MEIA PONTE
7 SÃO CRISTOVÃO X MILAN
8 UNICEREAIS X CONTINENTAL
 
FINAL DA PRIMEIRA FASE
 
Nos campos de futebol a ultima rodada do campeonato Varzeano 2014 de Itumbiara definiu os dezesseis clubes que vão disputar as oitavas de final, mas pelo menos uma ainda vaga vai ser disputada no "Tapetão". O Vinte de Cachoeira Dourada venceu o Bom Jardim por 2 a 0 na quarta rodada do campeonato, mas o juiz Claudencio Bigode encerrou o jogo com 32 minutos do segundo tempo, pois segundo ele, o regulamento da competição exige a presença mínima de oito atletas em campo e naquele momento quanto expulsou o quarto jogado do VINTE, a equipe ficou com sete jogadores. Pelas regras da FIFA, o clube tinha o número mínimo de jogadores.
 
As demais vagas e os cruzamentos das oitavas de final já foram definidos. Veja os resultados e a classificação por grupos.
 
GRUPO A
No grupo A os destaques foram o EC BRASILIA que terminou em primeiro lugar com 13 pontos ganhos e a equipe da ACADEMIA ATLÉTICA que ficou com a vaga do BARCELONA na ultima rodada.
RESULTADOS
BRASILIA 2 X 1 BARCELONA
RIVER PLATE 1 X 1 ACADEMIA ATLETICA
MADEIREIRA JR 3 X 0 CACHOEIRENSE (WO)
Classificação time PG  VIT GP SG GS
1 BRASILIA 13 4 18 11 7
2 MADEIREIRA 10 3 12 5 7
3 RIVER PLATE 10 3 12 3 9
4 ACADEMIA 5 1 6 -5 11
5 BARCELONA 4 1 7 0 7
6 CACHOEIRENSE 0 0 6 -13 19


GRUPO B
No grupo B o MAROLINA manteve a tradição de clube de chegada e ganhou a primeira colocação no grupo ao vencer o VOLTA REDONDA por 2 a 1. O MILAN que perdeu na semana seu zagueiro Maurão, que foi vitima de homicídio, acabou perdendo o ultimo jogo para o então lanterna do grupo, o INTER por 2 a 1.
RESULTADOS
MAROLINA 2 X 1 VOLTA REDONDA
ITUMBIARA MASTER 5 X 3 CONTINENTAL
INTER 2 X 1 MILAN
Classificação time PG  VIT GP SG GS
1 MAROLINA 12 4 14 7 7
2 VOLTA REDONDA 8 2 10 2 8
3 MILAN 7 2 12 3 9
4 CONTINENTAL 7 2 9 0 9
5 ITUMBIARA MAST 6 2 12 -1 13
6 INTERNAZIONALE 3 1 5 -9 14

GRUPO C
No grupo C o UNICEREAIS que investiu alto na temporada, derrotou o BAURU por 4  a 2 e fechou a primeira fase em primeiro lugar no grupo. O São Cristóvão sofreu, saiu perdendo por 2 a 0 e empatou aos 48 minutos do segundo tempo, ficando com o segundo lugar na chave.
RESULTADOS
UNICEREAIS 4 X 2 BAURU
SANTA INES 7 X 0 DUDU
SAO CRISTOVAO 2 X 2 MEIA PONTE
Classificação time PG  VIT GP SG GS
1 UNICEREAIS 13 4 17 12 5
2 SÃO CRISTOVÃO 11 3 12 3 9
3 MEIA PONTE 7 2 10 -2 12
4 SANTA INES 6 2 11 4 7
5 BAURU 6 2 7 -3 10
6 DUDU 0 0 5 -13 18

GRUPO D
No grupo D o OPERARIO venceu mais uma, derrotou o VINTE em Cachoeira Dourada por 5 a 3 com três gols do cento avante Querli, que assumiu a liderança dos artilheiros ao lado de Lailson do Unicereais com sete gols. O VINTE que deveria ficar com a quarta vaga, espera julgamento de recursos pela organização do VARZEANO que tende a decidir por mais 13 minutos de jogo contra o BOM JARDIM. A Diretoria do VINTE afirmou que não jogará estes minutos, pois o juiz terminou o jogo.
RESULTADOS
OPERARIO 5 X 3 VINTE
BOM JARDIM 6 X 2 SANTOS DUMONT
KBM 3 X 0 DEMOCRATA (WO)
Classificação time PG  VIT GP SG GS
1 OPERARIO 13 4 23 12 11
2 KBM 12 4 11 5 6
3 SANTOS DUMONT 7 2 17 6 11
4 VINTE 6 2 10 -6 16
5 BOM JARDIM 4 1 10 -1 11
6 DEMOCRATA 1 0 8 -16 24

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

OBITUÁRIO - MORRE IRANDES MENDES DE OLIVEIRA

COMPOSITOR, REPORTER E FAZENDEIRO - IRANDES MORREU COM 65 ANOS


Vitima de infarto, faleceu ontem por volta de 22 horas em Itumbiara,  Irandes Mendes de Oliveira com 65 anos de idade. Repórter de Rádio, compositor, contador de piadas e atualmente fazendeiro, há alguns anos Irandes Mendes sofria com problemas em seu coração.
O corpo está sendo velado na sala 03 da Funerária Santa Rita e o sepultamento será as 17 horas no Cemitério Avenida da Saudade.

Nas suas horas de folga, Irandes, torcedor fanático do Vasco da Gama fazia composições sertanejas. Em uma delas, cantada pela dupla Juan Neto e Dos Reis, denominada "Ceú no chão", tinha a seguinte estrofe:
"Eu tenho a paz que todos queriam ter,
quem duvida, venha ver
A paz do meu céu aqui no chão"

ITUMBIARA DEVE R$ 10 MILHÕES EM PRECATÓRIOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DIVULGOU RELATÓRIO DE PRECATÓRIOS DEVIDOS PELOS MUNICIPIOS GOIANOS


O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás divulgou nesta semana os valores atualizados em 31/12/2013 dos débitos com precatórios dos municípios goianos. A divida atualizada do município de Itumbiara é de R$ 10.119.921,56 e refere-se principalmente a desapropriações realizadas antes do ano de 2004. O maior precatório está relacionado com uma desapropriação na altura da Avenida Celso Maeda.
O município de Itumbiara fez a opção de pagamento mensal de 1% da sua Receita Corrente Liquida que no ano passado atingiu cerca de R$ 200 milhões. Pela regra  e com base na RCL de 2013, o desembolso mensal fica em torno de R$ 166 mil ou R$ 2 milhões em um ano.
Todos os municípios goianos devem cerca de R$ 145 milhões em precatórios, sendo que Anápolis lidera com R$ 27,7 milhões, seguida por Goiania com R$ 24 milhões, com Aparecida de Goiânia em terceiro com R$ 13,3 milhões. Itumbiara ocupa a quarta colocação no Estado de Goiás com R$ 10 milhões.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MUNICÍPIO ABRE CONCORRÊNCIA PARA EXPLORAÇÃO DE QUIOSQUES NA BEIRA RIO

AVISO DE CONCORRÊNCIA  FOI PUBLICADO NO DIARIO DO MUNICIPIO
QUIOSQUES DO MIRANTE
 
O Diário Oficial do Municipio de Itumbiara publicado neste dia 17 de fevereiro traz o aviso de abertura de Licitação para exploração comercial de quatro quiosques da Avenida Beira Rio, tipo maior oferta mensal, na modalidade Concorrência Pública. Os quiosques poderão ser utilizados como bares e lanchonetes.
veja copia do Aviso:

MUNICÍPIO DE ITUMBIARA ESTADO DE GOIÁS MUNICÍPIO DE TUMBIARA AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 001/2014
PROCESSO: 2013037149 OBJETO: CONCESSÃO de 04 (quatro) ESPAÇOS PÚBLICOS, DO TIPO QUIOSQUES, para fins de exploração comercial de BAR/LANCHONETE, localizados na Avenida Beira Rio, na cidade de Itumbiara, conforme disposto na Lei Municipal n° 3.926/2.010, de 23 de fevereiro de 2.010, cujo processo e julgamento serão realizados de acordo com os preceitos legais vigentes. TIPO: MAIOR OFERTA (MENSAL), na forma da Lei Federal 8.666 de 21 de junho de 1993 e suas alterações, Lei Federal n° 8.987 de 13 de fevereiro de 1995, e pelas disposições fixadas neste Edital e Anexos, cujas cópias estarão a disposição dos interessados no departamento de compras no endereço abaixo citado ou pelo site www.itumbiara.go.gov.br . ABERTURA: dia XX/XX/2014 às 14:00 horas LOCAL: Rua Paranaíba nº 117, Centro, Itumbiara-Go, ou pelo telefone: 0(xx)64-3433-0425. Itumbiara GO, 17 de fevereiro de 2014. Paulo Cesar Pereira Proto Pregoeiro da PMI
QUIOSQUE DA FONTE LUMINOSA
QUIOSQUE DO PARQUINHO
QUIOSQUE DO ARVOREDO