domingo, 30 de junho de 2013

MUNICÍPIO DE ITUMBIARA VAI AMPLIAR SEIS EQUIPES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

SECRETARIA MUNICIPAL ANUNCIA CRIAÇÃO DE MAIS 6 ESF - EQUIPES DA SAÚDE DA FAMÍLIA EM 2013 E INAUGURAÇÃO DA UPA 24 HORAS PARA O FINAL DE AGOSTO

Em entrevista ao programa matinal da Rádio Difusora nesta manhã de sábado, o Secretário Municipal de Saúde de Itumbiara  Wanderlei Domingos da Costa anunciou para o final de agosto a Inauguração da UPA 24 horas e a instalação de três Equipes do Programa Saúde da Família, de um total de seis que serão implantadas em 2013, aumentando o atendimento de 52% da população para 80% na atenção básica.
Um dos problemas a ser enfrentado, será a de contratação de novos profissionais, cuja demanda de médicos será aumentada em pelo menos mais onze, sendo cinco para a UPA e um para cada equipe do PSF.
o Secretário Wanderlei Domingos afirmou que o déficit atual é de 20 profissionais e que o município tem oferecido boas condições de remuneração e de serviços para atrair novos profissionais.
Além destas unidades, está em construção uma Unidade Básica da Saúde e outra já foi aprovada para o Município.
Cada ESF utiliza um médico, um odontólogo, um enfermeiro, além da equipe de apoio de técnicos na área de enfermagem, odontologia e entre quatro a seis Agentes Comunitário da Saúde.
Além de catorze equipes que atualmente atende no Município, desde 2008 foram criados três PACs - Programa de agentes comunitários de saúde com enfermeiros responsáveis e que necessitam apenas de um médico e da equipe de saúde bucal para serem completados. Provavelmente estes PACS que estão cadastrados no CAIS e no Bairro Alto da Boas deverão ser completados e transformados em PSFs em áreas a ser definidas.
Wanderlei Domingos que é médico anestesiologista e que dirige a Saúde desde 2010 prometeu ainda este ano ampliar para vinte unidades do PSF. Atualmente oito equipes trabalham nas Clinicas Populares com sedes próprias e seis estão instaladas em imóveis locados.

PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA



O QUE É?

O Ministério da Saúde criou, em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF). Seu principal propósito: reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem eagentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problema de saúde da comunidade.
Diante dos ótimos resultados já alcançados, o Ministério da Saúde está estimulando a ampliação do número de equipes de Saúde da Família no Brasil. E, para isso, é fundamental a mobilização das comunidades e dos prefeitos, pois só por intermédio deles as portas dos municípios se abrirão para a saúde entrar.


PRINCÍPIOS BÁSICOS
A estratégia do PSF incorpora e reafirma os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) - universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade - e está estruturada a partir da Unidade Básica de Saúde da Família, que trabalha com base nos seguintes princípios:


Caráter substitutivo
O PSF não significa criação de novas unidades de saúde, exceto em áreas totalmente desprovidas das mesmas.


Integralidade e hierarquização
A Unidade de Saúde da Família está inserida no primeiro nível de ações e serviços do sistema local de assistência, denominado atenção básica. Deve estar vinculada à rede de serviços, de forma que se garanta atenção integral aos indivíduos e famílias e que sejam asseguradas a referência e a contra-referência para clínicas e serviços de maior complexidade, sempre que o estado de saúde da pessoa assim exigir.

Territorialização e cadastramento da clientela
A Unidade de Saúde da Família trabalha com território de abrangência definido e é responsável pelo cadastramento e o acompanhamento da

população vinculada (adscrita) a esta área. Recomenda-se que uma equipe seja responsável por, no máximo, 4.500 pessoas.

Equipe multiprofissional
Cada equipe do PSF é composta, no mínimo, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde (ACS). Outros profissionais - a exemplo de dentistas, assistentes sociais e psicólogos - poderão ser incorporados às equipes ou formar equipes de apoio, de acordo com as necessidades e possibilidades locais. A Unidade de Saúde da Família pode atuar com uma ou mais equipes, dependendo da concentração de famílias no território sob sua responsabilidade.



Como começou

A estratégia do PSF foi iniciada em junho de 1991, com a implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Em janeiro de 1994, foram formadas as primeiras equipes de Saúde da Família, incorporando e ampliando a atuação dos agentes comunitários (cada equipe do PSF tem de quatro a seis ACS; este número varia de acordo com o tamanho do grupo sob a responsabilidade da equipe, numa proporção média de um agente para 575 pessoas acompanhadas).


Funcionando adequadamente, as unidades básicas do programa são capazes de resolver 85% dos problemas de saúde em sua comunidade, prestando um atendimento de bom nível, prevenindo doenças, evitando internações desnecessárias e melhorando a qualidade de vida da população.


COMO FUNCIONA

Atribuições dos membros das equipes:

Médico:
atende a todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolve com os demais integrantes da equipe, ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população.
Enfermeiro:
supervisiona o trabalho do ACS e do Auxiliar de Enfermagem, realiza consultas na unidade de saúde, bem como assiste às pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem, no domicílio.


Auxiliar de enfermagem: realiza procedimentos de enfermagem na unidade básica de saúde, no domicílio e executa ações de orientação sanitária.
Agente Comunitário de Saúde:
faz a ligação entre as famílias e o serviço de saúde, visitando cada domicílio pelo menos um vez por mês; realiza o mapeamento de cada área, o cadastramento das famílias e estimula a comunidade para práticas que proporcionem melhores condições de saúde e de vida.

Cada equipe é capacitada para:

conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais,


demográficas e epidemiológicas;
identificar os principais problemas de saúde e situações de risco aos quais a população que ela atende está exposta;
elaborar, com a participação da comunidade, um plano local para enfrentar os determinantes do processo saúde/doença;
prestar assistência integral, respondendo de forma contínua e racionalizada à demanda, organizada ou espontânea, na Unidade de Saúde da Família, na comunidade, no domicílio e no acompanhamento ao atendimento nos serviços de referência ambulatorial ou hospitalar;
desenvolver ações educativas e intersetoriais para enfrentar os problemas de saúde identificados.


Como Implantar

A implantação do Programa Saúde da Família depende, antes de tudo, da decisão política da administração municipal, que deve submeter a proposta ao Conselho Municipal de Saúde e discutir o assunto com as comunidades a serem beneficiadas. O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais de Saúde, está empenhado em dar todo o apoio necessário à elaboração do projeto e à sua implantação, que começa com as seguintes etapas:

identificar as áreas prioritárias para a implantação do programa; mapear o número de habitantes em cada área;
calcular o número de equipes e de agentes comunitários necessários;
adequar espaços e equipamentos para a implantação e o funcionamento do programa;
solicitar formalmente à Secretaria Estadual de Saúde a adesão do município ao PSF;
selecionar, contratar e capacitar os profissionais que atuarão no programa.


Para maiores informações sobre como implantar o PSF em seu município, procure a Secretaria Estadual de Saúde.
Fonte:MP - RS

sexta-feira, 28 de junho de 2013

COOPERATIVA MULTI PROFISSIONAL VAI DEIXAR DE PRESTAR SERVIÇOS A SAÚDE MUNICIPAL EM ITUMBIARA

DEPOIS DE SETE ANOS DE CONTRATOS COM A SECRETARIA DE SAÚDE DE ITUMBIARA, COPSAÚDE  VAI ENCERRAR ATIVIDADES NO MUNICÍPIO POR RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO


Credenciada no sistema de saúde municipal para oferecer profissionais como médicos, enfermeiros, odontólogos, Fisioterapeutas, Psicólogos e Assistentes sociais entre outros, a COPSAÚDE deverá encerrar seus contratos com o Município a partir do próximo mês, atendendo recomendação do Ministério Público.
O Sistema local de saúde praticamente não conta com profissionais contratados mediante concurso público, sendo que a maioria presta serviços através de empresas  e Cooperativas isentas do pagamento de ISS como a Unimed, Uniodonto, Clinest e Coopanest.
O município de Itumbiara gasta mensalmente cerca de R$ 4 milhões nos serviços de saúde e mais de 85% destes valores são gastos com pessoais, sendo metade com efetivos e a outra metade com a contratação de pessoas Jurídicas.
Embora seja recomendado que estes profissionais que não vão mais prestar os serviços via Coopsaúde sejam contratados mediante concurso público, o Município não vai ter como realizar, já que no ultimo quadrimestre apresentou gasto de 52% da Receita Corrente Liquida com pessoal, acima portanto do limite prudencial, mesma situação vivida nos dois últimos quadrimestres do ano passado, quando teve que fazer corte em contratos para se adequar a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Como os profissionais da Coopsaúde prestam serviços no Hospital Municipal e unidades básicas de saúde como CAIS, NABS e PSF, deverão criar ou entrar nas demais pessoas jurídicas já credenciadas para continuarem prestando serviços ao município.
A Cooperativa prestava serviços com faturamento mensal de cerca de R$ 300 mil, destacando-se entre os cooperados os profissionais de enfermagem do Programa Saúde da Família.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA REFERENTE AO ASSUNTO
[...] NR. PROTOCOLO : 80905-50.2010.8.09.0087
AUTOS NR. : 47 NATUREZA : CIVIL PUBLICA REQUERENTE : MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO
MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DE GOIAS
REQUERIDO : MUNICIPIO DE ITUMBIARA UNIMED REGIONAL SUL GOIAS COOPERATIVA DE TRABALH UNIODONTO SUL GOIANO COOPERATIVA ODONTOLOGICA COOPSAUDE COOPERATIVA DOS PROFISSIONAIS DA SAUDE ADV REQTE : 8337 DF - ALPINIANO DO PRADO LOPES
00006 GO - . ADV REQDO : 2174 GO - APARICIO VASCONCELOS MONTES
9125 GO - CLEUBER CARDOSO 2190 GO - LUIZ ANTONIO FERNANDES 8820 GO - APARECIDO COELHO 20295 GO - ALESSANDRA MARQUES DONATO
DESPACHO : AUTOS Nº. 201000809050 REQUERENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS REQUERIDO: MUNICÍPIO DE ITUMBIARA REQUERIDO: FUNDO MUNIC IPAL DE SAÚDE PREPOSTO: CARLA SILVA VIEIRA ADVOGADOS: DRS. RAMOS GONÇALVES LIMA E LUIZ ANTÔNIO FERNANDES JÚNIOR REQUERIDA: UNIMED REGIONAL SUL GOIÁS COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO PREPOSTA: GLÓRI A CHAVES DE OLIVEIRA ADVOGADO: DR. CLEUBER CARDOSO REQUERIDO: UNI ODONTO SUL GOIANO COOPERATIVA ODONTOLÓGICA PREPOSTA: DRA. GLÓRIA CHAVES ADVOGADO: DR. CLEUBER CARDOSO REQUERIDO: COOPSAÚDE ? COOPE RATIVA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO SUL GOIANO PREPOSTA: JULICE DE FREITAS BARBOSA ADVOGADA: DRA. ALESSANDRA MARQUES DONATO TERMO
DE AUDIÊNCIA AOS OITO DIAS DO MêS DE MAIO DE DOIS MIL E DOZE (05 /05/2012), NESTA CIDADE E COMARCA DE ITUMBIARA, ESTADO DE GOIáS, NO EDIFíCIO DO FóRUM LOCAL, NA SALA DE AUDIêNCIAS, àS 17:00 HORAS , ONDE PRESENTE SE ACHAVA O DR. RICARDO SILVEIRA DOURADO, JUIZ DE
  DIREITO DA 3ª VARA CíVEL, DESTA COMARCA, O REPRESENTANTE DO MINI STéRIO PúBLICO, DR. REUDER CAVALCANTE MOTTA, Aí A HORA DESIGNADA,
FOI FEITO O PREGãO, ONDE VERIFICOU-SE A PRESENçA DAS PARTES. ABE RTA A AUDIêNCIA, A CONCILIAçãO RESTOU INEXITOSA. EM SEGUIDA, O MI NISTéRIO PúBLICO REITEROU A MANIFESTAçãO DE FLS. 1987/1991 NO SEN TIDO DE EXCLUIR O FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE ITUMBIARA DO POLO P ASSIVO DA AçãO, OBTENDO A ANUêNCIA DAS PARTES CONTRáRIAS, E REQUE REU A PRODUçãO DE PROVA TESTEMUNHAL. ATO CONTíNUO, O MM JUIZ PROF ERIU A SEGUINTE DECISãO: "ACOLHO A MANIFESTAçãO DAS PARTES PARA D ETERMINAR A EXCLUSãO DO FUNDO MUNICIPAL DA SAúDE DE ITUMBIARA DO POLO PASSIVO DA AçãO. OUTROSSIM, DESIGNO AUDIêNCIA DE INSTRUçãO E
JULGAMENTO PARA O DIA 04/07/2012, àS 13:30 HORAS. INTIME-SE O MU NICíPIO DE ITUMBIARA PARA, NO PRAZO DE 10 DIAS, ESPECIFICAR AS PR OVAS QUE PRETENDE PRODUZIR, JUSTIFICANDO-AS. APóS, Dê-SE VISTA DO S AUTOS AO MINISTéRIO PúBLICO PARA APRESENTAçãO DE ROL DE TESTEMU NHAS. CIENTES OS PRESENTES. CUMPRA-SE". NADA MAIS HAVENDO, O MM. JUIZ ENCERROU O PRESENTE TERMO. EU, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DE JUIZ, DIGITEI. RICARDO SILVEIRA DOURADO JUIZ DE DIREITO PROMOTOR DE JUSTIçA: ADVOGADOS/REQUERIDOS:




NR. PROTOCOLO : 80905-50.2010.8.09.0087
AUTOS NR. : 47 NATUREZA : CIVIL PUBLICA REQUERENTE : MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO
MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DE GOIAS
REQUERIDO : MUNICIPIO DE ITUMBIARA UNIMED REGIONAL SUL GOIAS COOPERATIVA DE TRABAL UNIODONTO SUL GOIANO COOPERATIVA ODONTOLOGICA COOPSAUDE COOPERATIVA DOS PROFISSIONAIS DA SAUDE ADV REQTE : 8337 DF - ALPINIANO DO PRADO LOPES
00006 GO - . ADV REQDO : 17778 GO - CRISTIANE MARTINS COTRIM
9125 GO - CLEUBER CARDOSO 2190 GO - LUIZ ANTONIO FERNANDES 8820 GO - APARECIDO COELHO 20295 GO - ALESSANDRA MARQUES DONATO
DESPACHO : FICAM DEVIDAMENTE INTIMADOS OS PROCURADORES DAS PARTES REQUERIDAS UNIMED E UNIODONTO PARA, NO PRAZO LEGAL APRESENTAREM SUAS ALEGA-çõES FINAIS, SOB FORMA DE MEMORIAIS.
 
 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

COMEÇA HOJE FESTA DO DIVINO PAI ETERNO EM PANAMÁ

TODOS OS ANOS, MILHARES DE ROMEIROS DE ITUMBIARA CAMINHAM EM ROMARIA DE 32 km ATÉ PANAMÁ
Imagem do Divino Pai Eterno - Trevo do Panamá na BR 153

Vai ter início hoje com procissão as 16 horas no Trevo do Panamá na BR 153 a Festa do Divino Pai Eterno, organizada pela Igreja Católica. A partir das 20 horas tem celebração da missa de abertura da Festa anual.
Na sexta-feira a atração é o show com o Padre Antonio Maria. Diariamente vão ocorrer missa as 9 horas da manhã e a noite e o encerramento está previsto para o dia 07 de julho com procissão pelas ruas da cidade e missa de encerramento a partir das 17 horas.

PROCON DE ITUMBIARA VAI TER SEDE PRÓPRIA

ÓRGÃO TEM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA E SE DESTACA NA FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DOS DIREITOS DOS CONSUMIDORES
OBRA DA SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR PROCON – Itumbiara

O PROCON de Itumbiara  tem se constituído em um bom exemplo de órgão autônomo no município que obtém e faz a gestão dos recursos obtidos através de multas a empresas que infrigem os direitos do consumidor na cidade.
Em 2011 ainda como Fundo Municipal em transformação para Superintendência com maior autonomia,    a unidade fechou o ano com o saldo bancário de R$ 503 mil, conforme demonstrativo apresentando em Audiência Pública da Gestão Fiscal e no mesmo ano gastou cerca de R$ 308 mil com pagamento de pessoal.
Em 2012 realizou gastos na ordem de R$ 700 mil, sendo  R$ 426 mil com pessoal, encerrando o ano com saldo bancário de R$ 483 mil, valores apresentados no Relatório de Gestão Fiscal do Terceiro Quadrimestre de 2012.
Graças a estes recursos obtidos através das multas a empresas, o Procon municipal está construindo sua sede própria na Avenida Porto Nacional junto ao Bairro Planalto, entrando no rol das unidades municipais que não vão gastar recursos com aluguéis.
Nos primeiros quatro meses de 2013, o Procon Municipal já gastou cerca de R$ 90 mil com pessoal e só esta semana, conforme registrado no Painel de Transparência do Município já lançou para cobrança mais de R$ 200 mil reais de várias empresas, sendo que só para uma  instituição financeira foi lançado multa no valor de R$ 100 mil.
O Jornal Folha de Notícias em sua edição de segunda-feira mostrou o lançamento de mais uma multa a uma empresa de comunicação com valor superior a R$ 2 milhões, mas que está sujeita ainda a recursos administrativos.





quarta-feira, 26 de junho de 2013

FASE REGIONAL DA COPA DIFUSORA 2013 NA REGIÃO SUL DE GOIÁS

3ª Copa Difusora de Futebol Amador


Datas e horários a definir

1º jogo - IDA

Estádio Gilmar Alves: Bom Jesus x Bom Jardim;

Campo do Caçapão: E. C. Brasília x Panamá ;

Campo de Água Limpa: Água Limpa E. Clube x Alerta Serviços;

A definir em Itumbiara: Marolina F.Clube x A. E. C. D.;

Campo de Almerindonópolis: Cach. Dourada x Operário F. S. Ritense;

A definir em Itumbiara: Santos Dumont x Aloândia E. Clube;

A definir em Itumbiara: Ulbra / Rio Negro x Buriti Alegre;

Campo de Inaciolândia: Grêmio Inaciolândia x Barcelona F. Clube.

terça-feira, 25 de junho de 2013

FISCO FAZ OPERAÇÃO GIGANTE DA FRONTEIRA HOJE EM ITUMBIARA

AUDITORES FISCAIS DO ESTADO DE GOIÁS ESTÃO CONCENTRADOS NA DIVISA DE GOIÁS COM MINAS GERAIS EM ITUMBIARA E IRÃO FAZER HOJE OPERAÇÃO PADRÃO NA UNIDADE DE FISCALIZAÇÃO
Fiscais reunidos no Posto Fiscal antes da Operação Padrão
Foto: Sindifisco

O SINDIFISCO - Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás organiza hoje das 9 as 16 horas no Posto Fiscal JK em Itumbiara operação padrão denominada "Gigante da Fronteira" como forma de protesto pelo não atendimento de suas reivindicações junto ao governo do Estado pela não cumprimento da data base que deveria corrigir os salários dos servidores do fisco em 6,2%, assim como equiparação entre ativos e inativos do subsídio e reestruturação da carreira.
Fiscais de várias partes do Estado irão realizar durante o dia atividades de fiscalização minuciosa na entrada e saída de veículos pelos postos de fiscalização localizados na divisa entre Itumbiara em Goiás e Araporã-MG, nas imediações da Ponte Ciro de Almeida.

Foto: Sindifisco - Entrada congestionada com Operação Padrão

GESTÃO PLENA DA SAÚDE EM ITUMBIARA GASTA R$ 4 MILHÕES POR MÊS

MUNICÍPIO PARTICIPA COM MAIS DA METADE DOS RECURSOS PARA FAZER FUNCIONAR A SAÚDE
Hospital Municipal e SAMU em Itumbiara

Todo mês o município de Itumbiara precisa completar com R$ 2,2 milhões os recursos para fechar as contas feitas para a manutenção dos serviços de saúde, enquanto convênios com o Estado e a União envia cerca R$ 1,8 milhão, conforme dados dos Relatórios de Gestão Fiscal apresentados nas últimas duas audiências públicas.
Enquanto a Prefeitura participa com 55% dos recursos, a União entra com 40% e o Estado complementa com 5%, repassando partes dos recursos para o pagamento  de 9 leitos de UTI no Hospital São Marcos e complementando ainda recursos para o SAMU, Farmacia Basica e Programa Saúde da Família.
A União envia cerca de R$ 39 mil para a Farmácia Básica, R$ 179 mil para custear serviços no CAIS e NABS, R$ 99 mil para pagamento de médicos do PSF, R$ 31 mil para pagamento de odontologos dos PSF e R$ 179 para pagamento dos agentes comunitários de Saúde.
Para custear os serviços de Nefrologia, que é prestado por Clinica Privada localizada no Hospital São Marcos, são enviados mensalmente pela União cerca de 141 mil.
Os serviços do SAMU conta com R$ 70 mil para pagamento de médicos através de recursos da União, que são complementados pelo Estado e pelo Município.
São enviados recursos pela União ainda para o CEO, localizado no CAIS, no valor de R$ 13.200,00 e cerca de R$ 11 mil para os serviços de Saúde mental.
O Dinheiro enviado pelo Municipio mensalmente paga a folha de servidores efetivos, comissionados e contratados na ordem de R$ 1,2 mi, complementa o pagamento nos serviços do Hospital Municipal que recebe cerca de R$ 744 mil para o custeio e gasta mensalmente mais R$ 600 mil para compras de materiais de consumo, medicamentos e pagamento de profissionais.

ESTADO DE GOIÁS PARTICIPA COM 5% DOS GASTOS DE SAÚDE EM ITUMBIARA
Leitos de UTI contratados com Hospital São Marcos
Para complementar os serviços de saúde, o Município de Itumbiara contratou junto ao Hospital São Marcos os serviços de UTI e ortopedia. recebendo cerca de R$ 239 mil do Estado e complementando com mais de R$ 110 mil para pagamento destes serviços, que são sub-contratados pelo hospital filantrópicos junto a OSCIPs.

COBERTURA DE 50% DA POPULAÇÃO NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA


Clinica Popular

A Atenção Básica que conta com 4 clinicas populares que abriga 8 equipes do Programa Saúde da Família e mais 6 equipes que estão instaladas em imoveis locados, que consomem cerca de R$ 250 mil mensalmente e cobrem 50% da população em Itumbiara. Estão em construção uma Unidade Básica de Saúde que está estimada em R$ 800 mil e conta com R$ 400  mil de recursos da União e também uma UPA 24 horas que auxiliará nos serviços de emergência e que recebeu cerca de R$ 1,4 mi e terá o complemento de R$ 400 mil do município só na construção.
Um dos motivos da sobrecarga do Hospital Municipal da cidade está na cobertura de apenas 50% na atenção básica, fazendo que um grande contingente de pessoas que poderiam ser atendidas nestas unidades se desloquem para o Hospital que deveria atender apenas casos de urgências e emergências.


MUNICÍPIO TEM QUE PARTICIPAR COM QUASE 20% DA RECEITA DE TRIBUTOS, JÁ QUE 15% JÁ NÃO SÃO SUFICIENTES PARA MANTER OS SERVIÇOS BÁSICOS
No primeiro quadrimestre do ano o município aplicou  cerca de 21,16% das receitas tributárias com o pagamento efetivo de R$ 13,8 milhões nos quatro primeiros meses. Quando se considera o que efetivamente foi gasto no valor de R$ 16,1 milhões, a aplicação sobe para 26,8%. Veja onde sao aplicados os recursos da saúde em Itumbiara, com base nos Relatórios de gestão fiscal 2012 e 2013:


ESTIMATIVA DE GASTOS SAUDE ITUMBIARA
ano 2012 convenios contrapartida TOTAL
 
ORÇAMENTO GERAL
1 FOLHA DE PAGAMENTO 0 1.200.000,00 1.200.000,00
2 MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE 744.422,67 450.000,00 1.194.422,67
3 ATENÇÃO BÁSICA 179.712,42   179.712,42
4 SAUDE DA FAMÍLIA - MÉDICOS 99.820,00 28.800,00 128.620,00
5 AGENTES COMUNITÁRIOS 179.550,00 0,00 179.550,00
6 NEFROLOGIA 141.485,98   141.485,98
7 HMMC MEDICAM e GAS 0 120.000,00 120.000,00
8 SAUDE DA FAMÍLIA - ENFERM 0 35.000,00 35.000,00
9 SAUDE FAMILIA - BUCAL 31.990,00 4.000,00 35.990,00
10 HOSPITAL SÃO MARCOS 239.000,00 111.000,00 350.000,00
11 ASSESSORIAS 0 25.000,00 25.000,00
12 AGENTES - VIG. EPIDEMIOL 27.897,38 11.000,00 38.897,38
13 HMMC Copa e Limpeza 0 30.000,00 30.000,00
14 COMBUSTIVEL 0 50.000,00 50.000,00
15 MANUTENÇÃO VEÍCULOS 0 10.000,00 10.000,00
16 TFD 0 10.000,00 10.000,00
17 DIÁRIAS VIAGENS 0 10.000,00 10.000,00
18 MATERIAL EXPEDIENTE 0 5.000,00 5.000,00
19 ALUGUÉIS 0,00 15.000,00 15.000,00
20 CONSERVAÇÃO PRÉDIOS 0 5.000,00 5.000,00
21 AGUA, LUZ E TELEFONE 0 10.000,00 10.000,00
22 FARMÁCIA JUDICIAL 0 40.000,00 40.000,00
23 CEO 13.200,00 0,00 13.200,00
24 SAMU 70.000,00 30.000,00 100.000,00
25 NASF 20.000,00   20.000,00
26 Conselho Municipal   2.000,00 2.000,00
27 Investimentos   0,00 0,00
28 Comunicaçao   2.000,00 2.000,00
29 Saúde Mental 11.072,00   11.072,00
30 FARMÁCIA BÁSICA 39.453,60 0,00 39.453,60
 
SUBTOTAIS 1.797.604,05 2.203.800,00 4.001.404,05